Meio Bit » Arquivo » Ciência » Será que a SpaceX vai mandar de novo queijo pro espaço?

Será que a SpaceX vai mandar de novo queijo pro espaço?

A SpaceX vai lançar até o final do ano seu foguete-monstro, o Falcon Heavy, mas resta a dúvida: qual será a carga? Temos algumas sugestões…

8 anos atrás

spacexheavy

Até o final do ano a SpaceX vai fazer o lançamento inaugural do Falcon Heavy, que será o foguete mais poderoso do mundo, chutando bundas do Delta IV Heavy, inclusive no quesito preço. O peso-pesado da ULA custa US$ 375 milhões por lançamento, o do Elon Musk, US$ 135 milhões sem usar estágios reutilizáveis. 

Só que, como todo primeiro lançamento, muita coisa pode dar errada. Nenhuma seguradora vai topar bancar a apólice de um satélite, que em geral custa bem mais que o lançamento. Por isso na maioria das vezes usa-se simulador de massa, um grande bloco de metal no peso e formato de uma carga-padrão. O Antares, que lançava a cápsula Cygnus foi testado com um simulador destes:

news-041713c-lg

O Falcon Heavy coloca mais de 53 toneladas em órbita baixa, então vão ter que caprichar no simulador de massa para o lançamento de teste ficar realista. Uma alternativa é oferecer espaço para cubesats e similares, mas sempre sobra vaga. Foi assim com o primeiro vôo de teste da Dragon, lá em 2010.

A SpaceX precisava colocar peso dentro da cápsula, para simular a carga, tanto de subida quanto de descida. Depois de muita deliberação, Elon Musk avisou que mandariam uma… carga secreta, que está exposta hoje na fábrica da empresa, do lado do Cilônio e da armadura do Homem de Ferro:

Cheese that flew into space in a mission, Iron Man and Battlestar Galactica robot. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Na época Elon Musk fez mistério com a carga Top Secret:

cheese_cots_1_0

Enfim o mistério revelado. A carga secreta, e primeiro viajante da Dragon…

Um queijo.

Cheese that flew into space in a mission. SpaceX, Los Angeles Headquarters, California. June 14, 2011. Photo: ©2011 Isaac Hernandez/IsaacHernandez.com

Como a carga do Falcon Heavy vai ser destruída, é errado desperdiçar queijos, então fica a sugestão: que tal, Tio Musk, já que o Google não vai liberar um daqueles carros abomináveis deles, você não colocar um Fusca em órbita, for the lulz?

140716091327-1978-volkswagen-beetle-1024x576

relacionados


Comentários