Meio Bit » Arquivo » Indústria » CES 2016 — controle remoto da Samsung vai controlar sua casa esperta

CES 2016 — controle remoto da Samsung vai controlar sua casa esperta

Samsung pretende apresentar na CES 2016 um novo controle remoto para suas Smart TVs projetado para controlar outros dispositivos de uma casa conectada

8 anos atrás

samsung-smart-tv

Ano Novo, vida nova, blablablá Whiskas Sachet e voltamos à programação normal. No caso já estamos cobrindo a Consumer Electronics Expo 2016, a primeira e uma das principais feiras de tecnologia do mundo. Enquanto o Nick passeia por Vegas esperando o início dos eventos, as companhias já estão divulgando suas novidades para este ano.

A tendência em 2016 não é muito diferente da dos anos anteriores, o foco principal está em TV, Internet das Coisas e Realidade Virtual. A LG por exemplo misturou os dois primeiros com sua ideia de um controle remoto, desenvolvido originalmente para suas novas Smart TVs que  seria capaz de se comunicar com — e controlar — outros dispositivos espertos de sua casa.

A Samsung vem há algum tempo promovendo sua plataforma SmartThings, originalmente uma startup adquirida pelos coreanos que prometia acabar com a bagunça dos diversos dispositivos projetados par a ideia de uma casa inteligente, totalmente conectada. Com um hub compatível e um único controle é possível assumir o comando de todos os aparelhos espertos da casa, de lâmpadas a câmeras e etc.

A Samsung já anunciou pouco tempo atrás que sua linha de Smart TVs para 2016 seria totalmente compatível com a plataforma SmartThings, o que significa que qualquer aparelho conectados a ela, de consoles de videogame a players de Blu-ray, passando por set-top boxes e outros dispositivos poderiam ser controlados sem a necessidade do hub. Agora, com o novo controle remoto prometido para a CES 2016 a Samsung daria um passo além.

A ideia seria a mesma por trás do Harmony da Logitech ou o framework HomeKit da Apple, um único controle para toda a casa desde que os dispositivos sejam compatíveis. Rodando Tizen, o aparelho já assumiria não só tudo o que já está conectado à TV, como em tese quaisquer outros dispositivos compatíveis com SmartThings presentes na mesma rede. Assim a TV assumiria como  central de comando, com uma interface customizável inclusive.

O único porém nessa história ainda são os padrões. Os fabricantes ainda não chegaram num consenso sobre as tecnologias conversarem entre si, dessa forma um padrão não conversa com outro, restringindo as escolhas de dispositivos para casa. Em todo caso a Samsung acredita que o controle universal para uma casa conectada pode ser algo que muita gente pode já achar bastante útil hoje em dia.

Fonte: Samsung.

relacionados


Comentários