Meio Bit » Arquivo » Indústria » FCC deixa vazar um Raspberry Pi 3 64 bits com Wi-Fi n 2,4 GHz e Bluetooth LE

FCC deixa vazar um Raspberry Pi 3 64 bits com Wi-Fi n 2,4 GHz e Bluetooth LE

Foi aprovado na FCC um curioso aparelho com conectividade sem fio (2,4 GHz) onboard: trata-se do novo Raspberry Pi 3, agora com processador ARM de 64 bits!

8 anos atrás

Laguna_Raspberry_Pi_3_FCC

Raspberry Pi 3 (crédito: FCC)

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) seria uma Anatel dos Estados Unidos e tem como uma das funções aprovar (ou não) equipamentos elétricos ou eletrônicos produzidos e/ou comercializados naquele país. Um dos aparelhos recentemente aprovados trabalha com radiofreqüências bem conhecidas.

É o caso do novo Raspberry Pi 3.

Laguna_MagPi_issue_43_RPi3_64_bits

Edição 43 da revista The MagPi revela o novo Raspberry Pi 3 tendo processsador ARM de 64 bits (crédito: CNX Soft)

Um dos menores computadores do mundo vai ganhar nova versão, com processador 64 bits (BCM2837, talvez com quatro núcleos Cortex-A53 à 1,2 GHz) e conectividade sem fio. Para tanto, precisou mudar a posição de pelo menos dois componentes (modelo B): os LEDs saem do segundo quadrante e vão para o terceiro.

No segundo quadrante teremos a pequena antena cerâmica responsável pelo Wi-Fi 2,4 GHz 802.11n e Bluetooth LE. Isso mesmo: não vai dar para reaproveitar a case oficial do RPi2 no Raspberry Pi 3, exceto se você quiser ignorar os LEDs.

Ah, assim como os LEDs, os pinos RUN/Reset também mudaram de local por causa da antena: agora estão na mesma posição do Pi Zero, no primeiro quadrante, logo abaixo ao lado direito do GPIO.

Bom lembrar que o módulo BCM43143 Wi-Fi/Bluetooth do Raspberry Pi 3 não será conectado à interface USB. Por motivos de melhor desempenho, o Wi-Fi vai direto na interface SDIO. A SDIO é composta por duas controladoras MMC: uma delas é a que controla o leitor de cartões e alguns pinos da GPIO, enquanto a outra serviria diretamente ao módulo BCM43143.

Laguna_RPi3_FCC

RPi3: os LEDs mudam do segundo para o terceiro quadrante, dando lugar à pequena antena cerâmica (crédito: Liliputing)

No mais, temos uma placa RPi Model B comum: conectores HDMI e Ethernet, quatro portas USB 2.0, leitor de cartão micro-SD e a característica interface de 40 pinos (GPIO). É provável que chegue pelo mesmo preço camarada de US$ 35 mas o tio Laguna não poria a mão no fogo, dada a melhoria no processador central e a inclusão da conectividade sem fio onboard. Tudo para melhor se adequar à Internet das Coisas e Windows 10.

ATUALIZAÇÃO

Laguna_RPi3_catalog_peq

Mais informações sobre o Raspberry Pi 3 (crédito: Alexandre Torres)

Mais algumas informações que vazaram, desta vez do catálogo da CPC UK:

  • nova case para o Raspberry Pi 3 (por motivos óbvios);
  • nova fonte oficial de 2,5 A (a anterior só fornecia 2 A);
  • e o preço subiu, indo dos atuais £ 24,94 do RPi 2B para £ 26,38 no RPi 3. É, talvez vá ficar acima dos 35 dólares.

·
ATUALIZAÇÃO 2: o preço oficial do RPi3 continua em US$ 35 mesmo!

Fontes: Liliputing e The Register, com dica do Alexandre Torres.

relacionados


Comentários