Meio Bit » Arquivo » Games » Programaê! lança RPG educativo jogável pelo Twitter

Programaê! lança RPG educativo jogável pelo Twitter

Agência Pólvora! e Movimento Programaê! lançam o RPGê!, primeiro RPG jogável pelo Twitter voltado a ensinar noções de programação de forma divertida

8 anos atrás

rpg-dice

Você já considerou a possibilidade de jogar pelo Twitter? Mais ainda, já pensou em interagir com um software especialmente desenvolvido para a rede social (não estamos falando de emuladores embutidos ou de um “game” cujo código HTML cabe em um tweet), que além de ser divertido pode ser educativo?

Não? Pois é hora de você conhecer o RPGê!, uma iniciativa do Movimento Programaê! que foi lançado esta semana.

O game foi desenvolvido com o intuito não apenas de ser uma interação totalmente impensada com o popular site de microblogs, mas também para atrair o usuário com assuntos pertinentes à cultura pop/geek e obviamente, ensinar aos incautos os princípios básicos da programação. Como já cansamos de defender aqui no MeioBit programar é preciso; mesmo que você não se torne um desenvolvedor, aprender o básico é importante para desdenvolver o raciocínio lógico e facilitar a resolução de problemas em quaisquer situações da vida.

O RPGê! foi desenvolvido pela Agência Pólvora!, que ficou a cargo de toda a comunicação visual e planejamento de ações do projeto, e o game foca na interação entre o usuário e a rede social para se chegar ao fim do jogo. O desafio é simples: o tweet acima, publicado no perfil oficial do Programaê! fornece três diferentes cenários: passado, presente e futuro. A partir daí tudo se desenrola de acordo com diversas marcações realizadas pela Pólvora! no Twitter, e quem cresceu consumindo os livros-jogo de Steve Jackson logo vai reconhecer a fórmula. Você sempre terá opções de tomadas de decisão, e cada uma escolhida o encaminhará para um destino diferente.

Jair Tavares, sócio-diretor da Pólvora! explica como o RPGê! surgiu:

A ideia do game surgiu da necessidade de atrairmos o jovem para o Programaê! por meio de um formato inusitado, afinal ninguém espera abrir o Twitter e começar a jogar algo ali. Com uma estrutura bem elaborada, fazendo referência aos universos geek e de programação, conseguimos criar vários personagens e caminhos com situações que incentivam as pessoas a brincarem e ficarem curiosas sobre o programa”.

Portanto, se você ficou curioso é só acessar o perfil @escolher_tempo e sair jogando. ?


Sobre o Programaê!

Lançado em 2014, o Programaê!, fruto da parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, é um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil. Os idealizadores acreditam que a tecnologia tem um poder transformador incrível e que usá-la para a educação pode fazer a diferença para muita gente.

relacionados


Comentários