Meio Bit » Arquivo » Internet » Prisma agora suporta filtros em transmissões do Facebook Live

Prisma agora suporta filtros em transmissões do Facebook Live

Arte em vídeo: Prisma se torna compatível com Facebook Live, porém recurso só está disponível por enquanto para os iPhones 7 e 6s.

7 anos atrás

prisma-facebook-live

Demorou um pouco, mas a promessa da Prisma Labs de tornar seu app de filtros artísticos compatível com vídeos finalmente chegou. No entanto ele não será acessível a todos: devido à alta exigência em processamento em tempo real o recurso, disponível no Facebook Live só será compatível com os smartphones mais poderosos.

E no momento apenas donos dos iPhones 7, 7 Plus, 6s e 6s Plus poderão brincar com a novidade.

O frisson em torno do Prisma esfriou um pouco, mas nem por isso o app deixou de ser uma proposta bem interessante: ele utiliza redes neurais na nuvem (não é a única forma de utilizar o recurso, mas o app mobile foi escrito como um front end apenas) ele analisa cada foto submetida individualmente, e dessa forma aplica os efeitos da melhor maneira possível para entregar uma composição única e bem feita. Há diversos filtros homenageando artistas consagrados (Picasso, Hokusai, Edvard Munch, Wassily Kandinsky), baluartes da Pop Art (Roy Lichtenstein), cineastas (Hayao Miyazaki) e até algumas campanhas publicitárias (a Palmolive manteve um filtro por um bom tempo).

O app russo já nasceu fortemente atrelado ao Facebook, permitindo que suas criações sejam compartilhadas tanto na rede social quanto no Instagram com apenas um clique (claro que você pode salvar a imagem em seu smartphone ou compartilha-la através dos meios mais convencionais), por isso o prometido recurso de adicionar filtros a vídeos ser primeiramente ligado ao Facebook Live, o serviço de streaming ao vivo da companhia de Mark Zuckerberg (que foi lançado para competir com o Periscope) nem surpreende na realidade.

No entanto tal decisão apresenta um problema para donos de smartphones mais modestos. Como todo o processamento gráfico é feito em tempo real, durante as transmissões ao vivo não são todos os aparelhos capazes de realizar a tarefa, mesmo no futuro. Por isso num primeiro momento a novidade só é compatível com os iPhones 7, 7 Plus, 6s e 6s Plus.

A Prisma Labs já prometeu que em breve o recurso chegará ao Android mas já deixou bem claro, apenas os dispositivos mais poderosos serão capazes de realizar a mágica. Aos demais, necas de pitibiriba.

TechCrunch — Prisma Video Test Clip 3

Se você é dono de um desses aparelhos da Apple, basta ligar sua conta do Facebook ao Prisma e utiliza-lo com o Live. Aos donos de Androids de ponta, muito provavelmente o recurso será introduzido nas próximas semanas. Já os demais terão que se contentar com brincar de aplicar filtros em fotos mesmo, isso se a Prisma Labs não liberar o recurso para vídeos offline e o mantiver apenas ligado à plataforma de streaming do Zuck.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários