Meio Bit » Ciência » Agência Espacial De Verdade ajuda Rio de Janeiro a se preparar para desastres

Agência Espacial De Verdade ajuda Rio de Janeiro a se preparar para desastres

Quem diria, a Prefeitura do Rio, preocupada com a possibilidade de desastres naturais nas Olimpíadas, pediu ajuda a uma entidade que não é a Fundação Cacique Cobra Coral!

29/05/2016 às 18:04

Riosat

Já dizia um velho ditado: de onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo. Muito raramente esse ditado está errado, e a Prefeitura do Rio é de onde em menos esperava algo ligado a Ciência mesmo.

Convenhamos, é uma entidade (ehê) que recorria à Fundação Cacique Cobra Coral para não chover no Reveillon, e se você reclamar que a notícia é de 2010, gostaria de lembrar que em 2015 ainda havia gente retardada o suficiente para contratar essa “Fundação” para controlar o clima. Os retardados em questão? A organização do Rock in Rio.

Por isso mesmo me surpreendeu descobrir que a Prefeitura do Rio de Janeiro assinou um acordo de cooperação com a Divisão de Ciências da Terra da NASA, que fornecerá dados de satélite em tempo real, tanto de clima quanto de imagem, entre outros.

A NASA se compromete a ajudar com essas informações e está a postos para caso de desastres naturais ou artificiais. O Rio colaborará com informações locais como imagens de radar, sensores de temperatura e pressão, etc.

0rg1i0b0tn9bq0l0ftalyibv9

Os dados serão centralizados e visualizados no Centro de Operações, o NORAD da Prefeitura do Rio. Se conseguirão prever enchentes e deslizamentos, não sei, mas me sinto bem confiante, dada a ausência de datilógrafos na imagem acima.

Fonte: Terra Daily.

relacionados


Comentários