Meio Bit » Arquivo » Hardware » PlayStation 4 atinge a marca de 40 milhões de consoles vendidos

PlayStation 4 atinge a marca de 40 milhões de consoles vendidos

PlayStation 4 é o console da Sony que mais rapidamente vendeu 40 milhões de unidades pelo mundo. E a empresa espera vender mais 20 milhões até o final do ano fiscal de 2016, mesmo com o PS4 slim, PS4 Neo ou PS4K vindo na E3 2016.

8 anos atrás

Laguna_PlayStation_4_with_PS4_camera

Em vendas, já temos o console vencedor da oitava geração. Desde o dia 15 de novembro de 2013 até o dia 22 de maio de 2016, foram vendidas 40 milhões de unidades do PlayStation 4 no mundo. Como o console atingiu a marca de 30 milhões de consoles vendidos lá em novembro, dá quase para dizer que o PS4 vende 10 milhões de consoles por semestre.

Apesar de ter CPU menos potente que o Cell e isso impedir que o PS4 rode os jogos de PS3 via retrocompatibilidade, nesses dois anos e meio o console da Sony recebeu vários jogos exclusivos e algumas remasterizações, além de jogos multiplataforma cujos gráficos pareciam pouco mais bonitos que no concorrente.

Se considerarmos todos os jogos lançados para o PS4 até domingo (22/05), entre mídia física e download, foram vendidas/baixadas 270,9 milhões de cópias. Dá quase 7 jogos pagos por console nesses dois anos e meio.

E, embora seja um console recente, vem crescendo o número e credibilidade dos rumores de que haverá uma atualização do hardware do PlayStation 4. Apelidado de PS4 Neo ou PS4K, o suposto novo console da Sony seria capaz de rodar o Ultra HD Blu-ray e jogos em 4K (estes via upscaling).

Um possível configuração do novo console seria a seguinte:

  • a APU seria litografada em 28 nm (a do atual PS4 é em 45 nm);
  • os oito núcleos Jaguar (CPU x86) rodariam em 2,1 GHz em vez dos atuais 1,6 GHz;
  • a GPU AMD Radeon GCN teria 36 Compute Units rodando a 900 MHz (no atual são 18 CUs a 800 MHz);
  • a memória permaneceria com os mesmos 8 GB do tipo GDDR5, mas o clock seria pouco mais elevado e permitindo taxas de transferência de 218 GB/s (no atual são 176 GB/s).

Na E3 2016 a Sony também poderia apresentar uma versão compacta (slim) e mais barata do atual console. Dividir para conquistar.

Falando em divisão, um PS4 Neo rodaria melhor a realidade virtual proposta pelo acessório PlayStation VR. Por mais que a atualização do PS4 ainda deva ser tratada como rumor, o PS VR seria um bom motivo para forçar a atualização do console.

Sem contar uma suposta versão slim, outra versão atualizada e o PS VR, a Sony espera vender mais 20 milhões de unidades do velho PS4 até o final do ano fiscal de 2016 (31 de março de 2017). Tal número é mais ou menos a base instalada global do Xbox One desde o lançamento até janeiro, segundo a Electronic Arts. E bem mais que os 12,8 milhões de Wii U vendidos no mundo até março. O atual presidente e CEO da Sony Computer Entertainment, Andrew House, disse que o PS4 é o console da empresa que atingiu mais rapidamente a marca dos 40 milhões de unidades vendidas. Uma história de sucesso!

É, a oitava geração está mesmo repetindo o resultado da sexta: o console da Sony vendeu bem mais que a soma das vendas dos rivais.

Fonte: Polygon.

Leia também:

relacionados


Comentários