Meio Bit » Arquivo » Software » Desenvolvedores já preferem Mac ao Linux

Desenvolvedores já preferem Mac ao Linux

Pesquisa revela que devs em 2015 usaram mais o Mac do que o Linux pela primeira vez; previsão aponta queda de share do Windows para abaixo de 50% em 2016

8 anos atrás

xcode

Foi-se o tempo que boa parte dos desenvolvedores preferiam o Linux para escrever seus programas e sentirem como aspirantes a Richard Stallman (Odin me livre!). De uns tempos para cá o uso do OS X vêm crescendo e de acordo com recente análise liberada pela comunidade Stack Overflow revela que pela primeira vez a maçã superou o pinguim.

E segundo previsões, se o crescimento do Mac continuar na mesma velocidade o Windows poderá em 2016 responder pela primeira vez por menos de 50% da base instalada de devs.

O Stack Overflow é um fórum que reúne inúmeros programadores e desenvolvedores de todas as parte do mundo. A diferença é que lá tudo é bem organizado e o ambiente é bem amistoso, do tipo que ajuda quem está começando (o pessoal não responde todas as perguntas com um RTFM) e prestigia que se destaca. O caso é que o Stack Overflow conduz uma pesquisa anual entre seus membros, questionando seus hábitos: onde estão, ocupação, linguagem favorita ou que mais usam, faixa etária, etc. Uma das perguntas feitas obviamente é a plataforma que os devs mais usam.

Por anos a escolha da maioria sempre foi Windows disparado e o Linux vinha logo atrás. O Mac, embora não seja uma plataforma tão popular se comparada com o sistema da Microsoft ainda consegue ser mais presente no desktop que o pinguim, porém quando se trata de desenvolvimento ele sempre esteve ligeiramente atrás.

Até 2015.

chart

No último ano o Windows 7 continuou na frente como plataforma de preferência dos desenvolvedores com 33,8%, no entanto o OS X superou o pinguim pela primeira vez, com 21,5% contra 20,5% do pinguim. A margem é pequena, fato, mas historicamente a distância entre ambas nunca foi maior do que 1,2%.

Entretanto o Stack Overflow detectou uma tendência, de que cada vez mais pessoas estão migrando principalmente do Windows para o Mac. E considerando a entrada lenta do Windows 10, a tração baixa do 8 e o fim do suporte à sétima versão, as previsões apontam que a Microsoft poderá em 2016 responder pela primeira vez por menos da metade dos programadores.

Analisando por versões a situação pode ficar ainda mais feia, com o OS X superando o Windows 7 e assumindo a dianteira. Já entre as distros de Linux o Ubuntu ainda é o favorito com 12,3% dos programadores totais, seguido por Debian (1,9%), Mint (1,7%) e Fedora (1,4%).

No mais é interessante essa mudança de perspectiva dos usuários. Embora seja uma plataforma que demande mais gastos do desenvolvedor, muitos vêem o Mac como alternativa principalmente por conta da compatibilidade na hora de criar com o Swift (embora não seja mais necessário), permitindo que seus apps e programas já nasçam com alma multiplataforma, o que é vantajoso para eles.

Fonte: Stack Overflow.

relacionados


Comentários