Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikkor 105 mm ƒ/1,4 vs Tamrom 85 mm ƒ/1,8

Nikkor 105 mm ƒ/1,4 vs Tamrom 85 mm ƒ/1,8

Qual a vantagem de ter uma lente top de linha para retratos? Em alguns casos essa vantagem não existe. Veja esse comparativo entre a nova 105 mm ƒ/1,4 da Nikkor e uma Tamron 85 mm ƒ/1,8.

8 anos atrás

nikkor vs tamron

O mundo da fotografia de alta qualidade pode ser tão estranho quanto os restaurantes gourmets. Você paga muito caro por uma coisa que é propagandeada como sendo de alta qualidade e, as vezes, acaba não percebendo a diferença de um prato feito no boteco do Manoel. Na fotografia pagamos caro pela qualidade. Quando falamos de lentes queremos nitidez, contraste bacana, baixa aberração cromática, ou seja, o paraíso.

Tais lentes existem, mas em situações cotidianas fica muito complicado perceber todas as vantagens. Querem um exemplo? Em uma de minhas aulas levei várias fotos impressas para os alunos. Todas foram impressas no mesmo minilab, mas as imagens foram capturadas com as mais variadas lentes e câmeras. Pedi para eles determinarem quais eram as fotos de equipamentos superiores e inferiores. Ninguém acertou. Esse é o ponto. Levando em conta nossa percepção, fora dos laboratórios de análise e classificação de lentes, a vantagem de uma lente muito cara pode ser inexistente. Se você nunca vai fazer uma grande impressão ou trabalhar com cópias fine art então essa vantagem vai ser mais difícil de ver ainda.

Tivemos um bom exemplo disso nessa semana quando o fotógrafo  Taylor Jackson fez um pequeno teste com a nova Nikkor 105mm f/1,4. A lente foi alardeada pela Nikon como a mais rápida da categoria e com vantagens óticas excepcionais. Tudo isso se resume no valor de US$ 2.200,00 pedido pelo equipamento. Taylor se propôs a fazer uma pequena comparação entre as fotos feitas com a nova lente e com fotos feitas com duas outras lentes muito bacanas, a Nikkor 85mm ƒ/1,4G e a Tamron 85mm ƒ/1,8.

A comparação pode ser vista no vídeo abaixo.

Taylor Jackson — The First Nikon 105mm F1.4 Review (With Sample RAWs!)

Ao final da comparação a opinião do fotógrafo é assustadora: a Nikkor 85mm f/1,8 tem praticamente o mesmo rendimento da nova 105mm com um preço bem menor e bem mais leve. Porém, fica pior. Para ele, até o desempenho da Tamron é comparável ao da nova 105mm sendo que, na opinião dele, os diversos tons de cores são melhores registrados na lente de US$ 750,00.

Um ponto de vista impressionante com valores tão altos envolvidos. Porém, devemos levar em consideração alguns pensamentos. Lentes de boa qualidade, mesmo com preços tão diferentes, tendem a produzir boa fotografia. Nosso olhar, a partir de um ponto, pode não perceber as diferenças entre as imagens produzidas. Mas, se o nosso olhar é o importante em todo o processo, qual a vantagem de pagar tanto por algo que vai entregar um resultado similar a uma lente com 1/3 do preço? E por fim, temos que levar em conta que esta foi a opinião de um fotógrafo apenas.

Mas, a lição que fica aqui é uma das grandes verdades da fotografia. O caro nem sempre é a melhor escolha. Existem opções satisfatórias para todos os bolsos.

relacionados


Comentários