Meio Bit » Arquivo » Mobile » MWC 2016 — Galaxy S7 e S7 Edge, os novos tops da Samsung

MWC 2016 — Galaxy S7 e S7 Edge, os novos tops da Samsung

Samsung apresenta seus novos smartphones de ponta: Galaxy S7 e S7 Edge trazem de volta o leitor de cartões Micro-SD e possuem… ar condicionado!?

8 anos atrás

galaxy-s7-and-s7-edge-001

Todos os anos a Samsung reserva para a Mobile World Conference em Barcelona o anúncio de seus primeiros tops de linha do ano, e no evento este ano não foi diferente: os Galaxies S7 e S7 chegam para assumir o lugar do Note 5 e do S6 Edge Plus como os mais avançados da companhia sul-coreana, com a volta de recursos abandonados na última geração e um componente no mínimo curioso: ar condicionado.

Os aparelhos possuem especificações de acordo com a categoria a qual pertencem: eles contam com o poderoso Exynos 8890 Octa proprietário, um octa-core com quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,6 GHz, além da GPU Mali-T880, porém a Samsung também voltou a fazer parceria com a Qualcomm e em mercados selecionados ele virá com o Snapdragon 820, o quad-core com CPU Krait de dois núcleos de 2,15 GHz e dois de 1,6 GHz e GPU Adreno 530.

Eles possuem display plano de 5,1 polegadas (S7) e 5,5″ curvo nas bordas (S7 Edge) com resolução Quad HD (577 e 534 ppi respectivamente) e função Always On, 4 GB de RAM, 32 ou 64 GB de armazenamento interno expansível via Micro-SD de até 200 GB (sim, a entrada para cartões voltou após inúmeras reclamações), redes 4G/LTE, Bluetooth 4.2, GPS, GLONASS e NFC, bateria embutida de 3.000 e 3.600 mAh, Android 6.0 Marshmallow e porta Micro-USB 2.0, o que é estranho já que os principais concorrentes estão migrando para o formato USB-C 3.0.

Outro recurso que está de volta é a proteção contra água: o S7 e S7 Edge contam com certificação IP68, protegendo contra mergulhos entre 1 m e 3 m de profundidade por tempo indeterminado. Outra particularidade interessante é a presença de um sistema de refrigeração heatpipe, capaz de controlar as temperaturas internas. É como um ar condicionado embutido.

A Samsung destacou entretanto a câmera principal do S7 e S7 Edge. Ao invés de atochar mais pixels a fabricante preferiu introduzir um sensor de 1/2,6″, resolução de 12 MP e abertura ƒ/1,7; que proporciona não só melhores fotos em situações de pouca luz (e captura de vídeo em 4K a 60 fps) como uma maior qualidade nas fotografias, graças ao uso de pixels maiores.

Sim, é a mesmíssima tecnologia que a HTC introduziu no One original em 2013, só que ao invés de UltraPixel a Samsung a chama de Dual Pixel. O recurso permite também que a câmera foque nos elementos a serem capturados de forma muito mais rápida, o que de certa forma faz do S7 e S7 Edge os smartphones com os melhores conjuntos de câmera até o momento. A câmera selfie é de 5 MP e também possui abertura ƒ/1,7.

No mais a Samsung também se esforça para fazer de seus smartphones de ponta consoles portáteis capazes: o S7 e o S7 Edge são os primeiros que já saem da caixa completamente compatíveis com a API gráfica Vulkan, baseada na tecnologia Mantle da AMD e que promete uma comunicação mais íntima entre desenvolvedores 3D e o hardware, resultando em fazer mais com menor esforço. Tim Sweeney da Epic Games subiu ao palco e trouxe uma demo feita na Unreal Engine 4, mostrando o que o hardware da Samsung é capaz de fazer com a Vulkan:

ProtoStar: Powered by Unreal Engine and Vulkan API for Samsung Galaxy S7

A wild Mark Zuckerberg appears!

mark-zuckerberg

Sem o menor aviso o CEO do Facebook subiu ao palco para falar mais sobre a parceria com a Samsung no que diz respeito à realidade virtual. Como sabemos ele é dono da Oculus, a companhia que promete o Rift para os próximos meses e que também empresta sua tecnologia para o Gear VR, o acessório de RV que funciona acoplando um smartphone Samsung (eles variam conforme o modelo). Zuck compartilha da visão dos coreanos em fazer com que os smartphones sejam peças de hardware plenamente capazes de oferecer uma experiência virtual satisfatória, até para vender conteúdo e coletar dados.

Zuckerberg foi categórico, “RV é a plataforma do futuro”. Assim sendo ele promoveu não só o suporte da Oculus no Gear VR como também a câmera Gear 360, que também captura conteúdo em 360º mas pode ser utilizada em conjunto com o Gear VR, fornecendo conteúdo criado pelos usuários para oferecer a sensação de estar em um ambiente. Ela pode ser utilizada por pessoas em outro lugar e fornecer um feed ao dono do óculos de RV, como numa videoconferência. E claro, é perfeitamente compatível com o Oculus Rift.

gear-vr-and-gear-360

Zuckerberg aproveitou para lembrar que o Facebook está trabalhando em apps sociais compatíveis com realidade virtual, portanto não é interesse do executivo vender o Rift e o Gear VR apenas para gamers: todo mundo é um usuário em potencial.

Samsung Pay a caminho do Brasil

samsung-pay

Demorou mas parece que agora vai: a Samsung confirmou que o serviço de pagamentos Samsung Pay será lançado em mais  sete países, Brasil incluso ainda em 2016. Datas não foram fixadas mas desde já sabemos que diversos bancos nacionais como Itaú, Bradesco e Caixa e instituições como Nubank vão trabalhar diretamente com o serviço, a fim de enfim oferecer uma solução simples de pagamento para os donos de aparelhos da empresa sul-coreana.

http://www.youtube.com/watch?v=cyohHyQl-kc

Samsung Galaxy S7 and S7 edge: Official Introduction

Por fim, preço e disponibilidade: a Samsung vai lançar o S7 e o S7 Edge nos EUA, Coreia do Sul e outros mercados no dia 11 de março, e aa pré-venda começa já nos próximos dias. Não deve demorar muito para ele aparecer por aqui, mas desde já prepare suas muitas moedinhas pois barato ele não será.

relacionados


Comentários