Meio Bit » Arquivo » Indústria » Amortecedor de Joelhos? Obrigado, Ciência!

Amortecedor de Joelhos? Obrigado, Ciência!

Isto que você está vendo é um amortecedor, mas não pra carros de controle remoto. É para seu joelho. Depois de 8 anos de testes clínicos está chegando no mercado o Atlas, um equipamento que melhorará muito a qualidade de vida de gente com osteoartrite.

8 anos atrás

cofap

As articulações humanas são uma maravilha evolucionária. Seu joelho e seu quadril são milhares de vezes mais eficientes em termos de atrito e lubrificação que qualquer junta feita pelo homem sem a participação de uma mulher, se é que você me entende.

Infelizmente a Evolução não contava que fôssemos viver tanto, e essas juntas acabam se desgastando, às vezes por uso, às vezes por questões hereditárias. Osteoartrite é uma doença degenerativa e incapacitante que eventualmente força a troca de articulações por versões artificiais. O que não é bom.

O Atlas (antigo KineSpring) é uma alternativa a isso. É um amortecedor, igual ao que usamos em carros. Ele é implantado na tíbia e no fêmur, sem tocar em cartilagem, tendões ou necessitar raspagem óssea, são só parafusos mesmo.

Moximed — The KineSpring Knee Implant System Animation_CE

Ele absorve boa parte da carga dos joelhos, são 13 kg a menos que a articulação precisa aguentar. Como o implante é de titânio, não há rejeição nem risco de quebrar. Ele pode adiar por anos, ou até indefinidamente a necessidade de uma cirurgia maior.

Os testes clínicos vem sendo feitos desde 2008. Mais de 400 pacientes já foram operados em 5 testes diferentes, agora a União Européia aprovou a comercialização do equipamento. Não há detalhes de quanto a Moximed está cobrando pelo Atlas, mas vale.

A minha única reclamação é que o negócio é tão bonito que deveria ficar do lado de fora da perna.

Fonte: Med Gadget.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários