Meio Bit » Arquivo » Software » E o Anjo abriu o 5º selo: SQL Server rodando em Linux e Microsoft se junta ao Eclipse

E o Anjo abriu o 5º selo: SQL Server rodando em Linux e Microsoft se junta ao Eclipse

Soa como Sinal do Apocalipse, ao menos para quem é das antigas, mas a Microsoft anunciou que não só vai portar o SQL Server para Linux como também entrou para a Eclipse Foundation. Stallman, onde quer que esteja, sorri feliz… — nah, brincadeira, ele nunca está feliz.

8 anos atrás

625f5a08e53a926ecebcac41af8b2d2b

No princípio dos tempos a Microsoft odiava Open Source. Steve Balmer dizia que era coisa de comunista, o que é uma calúnia: o Software Livre que é coisa de comunista, Open Source por si só não está atrelado a qualquer ideologia.

Com o passar dos anos o hype do Software Livre foi passando e nem mesmo a gente faz mais piada com Richard Stalman, mas o Open Source vai muito bem. Boa parte da internet roda em cima de plataformas Open Source, algo visto pela Microsoft como ameaça. Em 2003 a briga era aberta, com direito a uma deliciosa paródia de Matrix apresentada numa Comdex:


zandert33 — Microsoft Matrix Spoof

Hoje nosso indiano preferido diz abertamente que a Microsoft Ama Linux, o que não é verdade, pois corporações apesar de serem gente, não têm sentimentos. O que ela tem é um relacionamento profissional de respeito mútuo, contribuindo com código para melhorar a estabilidade do Linux em ambiente Hyper-V, patrocinando ports de Perl e PHP e vários outros projetos.

718933691_1b96fe6dee

Agora a Microsoft anunciou que ninguém menos que o SQL Server, o Banco de Dados de Verdade da Microsoft (se alguém falar em Access apanha) vai ser portado para Linux. Isso significa que os clientes que usam hoje o SQL Server mas preferem trabalhar com Linux poderão fazê-lo, isso libera o usuário do compromisso de ter que adquirir o Windows como parte do pacote.

Isso pode ser um duro golpe na concorrência, dada a quantidade de expertise em SQL Server no mercado e a maturidade da plataforma.

A versão Linux deve chegar em meados de 2017, e já trará todos os novos recursos do SQL Server 2016, que está chegando a qualquer momento (ok, a rigor o evento é dia 10 de março).

Para deixar Balmer mais desesperado ainda a Microsoft acaba de anunciar que se juntou à Eclipse Foundation, e está contribuindo com um monte de ferramentas, algumas Open Source para melhor integrar o Eclipse ao ambiente Azure.

Essas excelentes notícias só servem para exemplificar o que fanboys e fanbalmers nunca conseguiram entender: nada pessoal, é apenas business.

relacionados


Comentários