Meio Bit » Arquivo » Mobile » Android 6.0 é enfim liberado a todos os donos do Moto G 2014

Android 6.0 é enfim liberado a todos os donos do Moto G 2014

Update do Android 6.0 Marshmallow para o Moto G de 2ª geração sai do soak test e chega a todos; Moto Maxx segue como o único da família ainda no Lollipop

8 anos atrás

moto-g-2014

O ruim de se investir em Android é que diferente do que acontece com o iOS, em que a Apple empurra updates até o hardware pedir penico o usuário fica dependente da boa vontade dos fabricantes e das operadoras, que podem julgar se um dispositivo merece ou não ser atualizado. A política do Google é garantir atualizações por 18 meses, mas isso nem sempre se aplica pois seus parceiros não são obrigados a seguir tal orientação.

A Motorola vinha até pouco tempo atrás mantendo seus dispositivos da linha Moto razoavelmente alinhados com o robozinho, mas desde que a Lenovo assumiu as rédeas (culminando com o fim da marca) as coisas desandaram um pouco. Mas aos poucos os aparelhos mais antigos, que a fabricante prometeu atualizar para o Android 6.0 Marshmallow começam a receber o update. Agora é a vez do Moto G de 2ª geração.

Desde ontem o dispositivo intermediário, um campeão de vendas entre 2014 e 2015 por seu preço reduzido (bons tempos de Lei de Bem) e especificações e performance acima da média para a categoria saiu do soak test, que é o período de testes para os updates. A Lenovo libera a atualização de seus dispositivos em ondas, neste caso alguns poucos usuários foram contemplados em novembro. Agora a fabricante finalmente liberou o doce para todos os usuários, que poderão instalar a nova versão do sistema operacional via OTA.

Entre as novidades do Android 6.0 Marshmallow estão o Modo Doze, que utiliza os sensores de proximidade ou o giroscópio (no caso do Moto G é o segundo caso) para colocar o smartphone em modo de hibernação se ele não estiver sendo utilizado, o Now on Tap que abre o Google Now segurando o botão Home, controles de volume de mídia e toque mais intuitivos, o Direct Share, um sistema de compartilhamento de links e arquivos bem simples e suporte ao Android Pay, que ainda não funciona no Brasil.

O cenário de atualizações dos dispositivos Moto by Lenovo agora é o seguinte: Moto X Style, Moto X Play, Moto X Force, Moto X de 2ª geração, Moto G de 3ª geração e Moto G de 2ª geração (incluindo a versão 4G) todos estão rodando o Android 6.0 em sua versão final. O Moto E 4G de 2ª geração está em fase soak test, com alguns poucos usuários desfrutando da nova versão do robozinho (a versão 3G não receberá o update). O Moto Maxx é o único aparelho que ainda não viu a cor do update, nem em fase de testes. Embora tenha sido prometido, o silêncio da Lenovo em relação ao outrora over the top da fabricante pode ser um indício de que os planos mudaram, mesmo ele não sendo o mais antigo a ser atualizado.

Se você é dono de um Moto G modelo 2015, dê uma verificada se seu dispositivo já pode ser atualizado: se já está usando o Marshmallow no aparelho da Lenovo deixe sua impressão nos comentários.

relacionados


Comentários