Meio Bit » Ciência » “Houston, nós temos um proble… — OMFG O ROBÔ PEGOU FOGO!”

“Houston, nós temos um proble… — OMFG O ROBÔ PEGOU FOGO!”

Um robô da NASA descansava alegremente comendo seu almoço de elétrons quando, do nada, irrompeu em chamas. Mas calma, não foi nenhum dos que estão em Marte.

30/10/2016 às 10:30

robot-explosion

Teólogos que me perdoem mas a força mais poderosa do Universo não é o Joe Pesci, é Murphy. Só Ele explica o que aconteceu com o robô de demonstração do Jet Propulsion Laboratory, o RoboSimian.

Criado para competir no desafio robótico da DARPA, o RoboSimian ficou em 5º lugar, mas continuou sendo desenvolvido, como plataforma de estudo de robôs de uso genérico.

robosimian

Estava tudo tranquilo como o RoboSimian até que em junho a equipe colocou o bicho para recarregar (são 96 células de lítio) e saiu pra almoçar.

Do nada uma das células sofreu uma falha catastrófica, gerando uma reação em cadeia que fez com que o conjunto de baterias inteiro explodisse em chamas, com a energia equivalente a uma banana de dinamite. Vendo as chamas e a fumaça, o pessoal do laboratório ao lado tomou providências:

Mandaram o estagiário se esgueirar pela janela, com um extintor (sério).

Como ele era estagiário, obviamente não conseguiu cumprir a tarefa. Tiveram que chamar os bombeiros, que profissionais que são, bravos soldados do fogo, salvaram o dia.

Duas coisas assustaram os cientistas, que entre mortos e feridos salvaram-se todos: primeiro, o foco da explosão ocorreu exatamente no ponto onde eles ficam, quando mexem com o robô. Segundo, não foi um fogo de bateria comum, lento e gerenciável.

Fica o alerta: ciência pode ser algo perigoso, por mais trivial que pareça.

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários