Meio Bit » Arquivo » Internet » E na Austrália a zuera tem limite sim

E na Austrália a zuera tem limite sim

Quem diria, a zuera tem limites, ao menos na Austrália. Um trio de retardados youtubeiros resolveu que seria uma excelente idéia filmar pegadinhas disfarçados de terroristas. A polícia não achou tão divertido assim…

8 anos atrás

12628052_209056936107025_1866197483_n

Existe uma confusão geral em debates de internet, onde acham que Liberdade de Expressão é um conceito absoluto e implica em isenção de responsabilidade. Não é bem assim. Aquele papo de posso não concordar com sua opinião mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la acaba no momento em que a tal opinião envolve a vagabunda da sua mãe.

Liberdade de Expressão não quer dizer que você possa gritar “fogo!” em um cinema lotado, nem que possa subir no palco de um show, tomar o microfone e começar a falar sobre a conspiração illuminati.

Liberdade de Expressão quer dizer que no seu fórum, no seu blog no seu podcast você pode falar do que quiser… menos dos illuminati, não gostamos de propaganda.

Um ponto que sempre pega é quando falam dos Limites do Humor. A verdade é que não há limites do humor, nada deve ser sagrado ou “sério” demais para ser tema de comédia. O que pode e deve ser criticado é a FORMA. Uma piada falha quando é ruim, e nunca é ruim por causa do tema. Dois dias depois do 11 de setembro uma comediante muçulmana ganhou uma platéia num show de Stand-Up em NY ao se apresentar, dizendo que era muçulmana e podia mostrar o brevê, se alguém quisesse ver.

Isso é completamente diferente de pregar uma caricatura de Maomé na porta de uma mesquita. Isso é provocação, não humor. O problema não é a caricatura.

Esse mau uso da FORMA é muito, muito comum no YouTube, onde idiotas imitando os idiotas do Jackass resolvem ganhar views com pegadinhas, mas falta-lhes o talento. O formato de pegadinha é muito antigo, antecede a TV, o Candic Camera tem mais de 80 anos, começou no rádio. Faz sucesso até hoje por não se focar em humilhar o participante.

Um exemplo bom: o programa de humor australiano The Chaser's War On Everything. Eles fizeram um quadro onde testaram se as pessoas haviam aprendido algo com a História: tentaram entrar em vários prédios públicos com um cavalo gigante de madeira.


James Edwards — Trojan Horse - The Chaser

Agora o jeito errado. Está vendo esses imbecis da imagem de abertura do texto? São três retardados de nome Max Jalal Rebeen Jalal, e Arman Jalal. Eles tem um canal no YouTube onde fazem pegadinhas inocentes, incluindo esta:

Jalals — Drive By Shooting Prank

Isso mesmo que você viu. Um infeliz vestido de árabe passa de carro com uma AK47 fingindo atirar nos pedestres. Engraçadíssimo, estou rindo horrores. Em outro vídeo um imbecil vestido de árabe aparece correndo, joga uma mochila em direção a uma pessoa e foge. Engraçadão. Eles também gostam de simular sequestrosfor the lulz.

Nos EUA esses imbecis já estariam comendo raiz pelo capim, alguma boa alma teria descarregado um monte de Freedom Bullets e justiçado o trio, mas Austrália é bem mais zen, mas como tudo zen tem limite: as autoridades foram envolvidas e Graham Ashton, chefe de polícia, já falou que vai autuar os manés em tudo que puder enquadrar, esse tipo de comportamento é muito perigoso inclusive para eles.

E sim, apontar armas de fogo mesmo de brinquedo para alguém é crime na Austrália, e correm o risco de perder até o dimdim do AdSense. Se os vídeos forem considerados criminosos, qualquer dinheiro proveniente será confiscado.

O Comando de Contra-Terrorismo da Polícia de Victoria comunicou oficialmente que os três foram detidos e liberados sob fiança com condição de até a data da audiência, 20 de maio, não produzir qualquer conteúdo em Mídias Sociais. As acusações incluem perturbação da ordem, comportamento ofensivo em local público e posse de armas proibidas.

Há gente dizendo que o problema é fazerem piada com terrorismo, que é um assunto sério e não deve ser motivo para brincadeiras. Isso não existe. A questão não é eles terem brincado com terrorismo, é como fizeram. Se for bem-feito até piada com terrorismo é boa.

20150303achmed

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários