Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » IMDb pode ser forçado a obedecer a Lei mais irrelevante do Universo

IMDb pode ser forçado a obedecer a Lei mais irrelevante do Universo

Na longa cruzada de Salvar o Mundo Por Decreto, a Califórnia aprovou uma Lei que obriga sites de entretenimento a remover a idade de atores, caso sejam solicitados. O objetivo é proteger os pobres atores mais velhos que não seriam mais contratados.

7 anos e meio atrás

gloriamaria

Hollywood tem um problema, ou melhor, acha que tem. Algum gênio descobriu que as pessoas preferem ver filmes com atores e atrizes jovens e bonitos, e consequentemente há menos papéis para atores mais velhos. Não que Morgan Freeman tenha dificuldade em arrumar emprego, e a Judi Dench esteja na fila do seguro-desemprego, claro.

A melhor forma de corrigir isso é criar roteiros bons para atores mais velhos: são histórias diferentes, e isso é sempre bem-vindo, mas é preciso talento real para escrever um Conduzindo Miss Daisy, então apelaram para a forma mais fácil de fingir que resolvem problemas incomodando todo mundo sem resultado real: uma Lei.

Na Califórnia o governador acaba de assinar uma Lei contra “discriminação etária” na indústria cinematográfica. O que a Lei obriga? Simples:

Sites comerciais ligados à indústria de entretenimento serão obrigados a omitir a idade de atores e atrizes, caso estes solicitem a remoção desse dado de seus currículos e biografias. Isso mesmo, se você precisar de uma atriz de XX anos para um papel não poderá buscar por idade. É uma versão do mundo (mais) bizarro da legislação brasileira onde pessoas que APARENTEM menos de 25 anos não podem aparecer em comerciais de cerveja.

Sofia Vergara, 44. DSCLP.

Sofia Vergara, 44. DSCLP.

Idade sempre foi algo confuso. Ninguém faz idéia de quantos anos a Glória Maria tem, a Luciana Vendramini fez 18 anos duas vezes (tenho documentado) e a Ming Na JURA que tem 52 anos. Pra Hollywood não importa quantos anos os atores tenham, mas se são adequados para o papel.

Na prática não vai adiantar nada, quem vai ganhar o papel da hacker gata de 24 anos pode ter 40 mas continuará parecendo uma hacker gata de 24 anos. Ninguém estará “protegido” e os diretores de elenco é que vão se ferrar, tendo que escolh… — não, sejamos realistas: quem vai se ferrar vão ser os atores que exigirem a remoção da idade, não vai aparecer nos bancos de dados, não serão mostrados nas consultas por filtros e ficarão de fora de todas as seleções de elenco.

Parabéns aos envolvidos.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários