Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Novo algoritmo do YouTube vai barrar comentários automaticamente

Novo algoritmo do YouTube vai barrar comentários automaticamente

YouTube em breve vai jogar todos os comentários de trolls direto para a moderação; novo algoritmo fará toda a mágica.

7 anos atrás

the-hobbit-trolls-and-bilbo

O Google já demonstrou várias vezes que não tolera trolls e principalmente os do YouTube, a segunda forma de vida mais baixa que existe (superada apenas pelos comentaristas de portais de notícias). No passado várias medidas foram tomadas para deter comportamentos nocivos, mas eles sempre deram um jeito de se safar.

O grande problema é que comentários nem sempre agradam. Salvo raras exceções ninguém nunca lê a seção justamente por comentários desnecessários, conversas saindo do foco e principalmente, trolls que partem para agressões gratuitas. Não são raros os casos em que os criadores não só não lêem os comentários como até mesmo fecham a opção no YouTube.

Claro que isso prejudica quem realmente curte o conteúdo, o que gostaria de manter contato com o criador e etc. O Google sempre trabalhou de forma a permitir a comunicação saudável entre essas partes mas nunca conseguiu eliminar os trolls completamente.

Pelo menos até agora. O YouTube está fornecendo uma nova arma para os criadores de conteúdo caçarem trolls: um algoritmo que filtra comentários mal educados automaticamente. estes podem optar para participar do período de testes da ferramenta, que está em fase beta e é bem customizável.

Pense no algoritmo como uma versão da ferramenta já existente que identifica e bloqueia comentários com certas palavras e frases, mas com a adição do soro do supersoldado: ele vai traçar um paralelo entre gracinhas anteriormente bloqueadas pelo seu antecessor e as novas agressões e identificado um paralelo, ele bloqueará a postagem. O criador decide o que ele aprovará, esconderá ou mandará para a moderação.

Ao mesmo tempo o algoritmo vai trabalhar para identificar o que pode e o que não pode ser ofensivo, reduzindo ao máximo o trabalho manual. Ou seja, ele entende contexto até certo ponto.

Claro que por se tratar de um beta ele pode e irá bloquear comentários inofensivos e deixar ataques de trolls passarem, mas cada aprovação ou bloqueio definitivo de mensagens vai gerar um feedback para o algoritmo, que como toda rede neutral irá aprender com o tempo.

Se vai dar certo ainda é cedo para dizer, mas toda iniciativa para exterminar trilha deve ser comemorada. E seria legal se outras plataformas seguissem o exemplo do Google.

Fonte: YouTube Creators Blog.

relacionados


Comentários