Meio Bit » Arquivo » Ciência » Facebook e CVV lançam ferramenta de prevenção ao suicídio no Brasil

Facebook e CVV lançam ferramenta de prevenção ao suicídio no Brasil

Ferramenta de prevenção ao suicídio lançada pelo Facebook em 2015 se torna global; no Brasil ela entra em ação ligada ao CVV

8 anos atrás

depression

Em fevereiro de 2015 o Facebook introduziu uma nova ferramenta visando fornecer auxílio àquelas pessoas que se encontram na terrível situação de considerarem suicídio uma possibilidade. Agora ela está enfim disponível no Brasil, e a rede social fechou uma aliança com o CVV (Centro de Valorização à Vida) para ajudar o maior número de usuários possível.


A primeira coisa a ser entendida é: todos passamos por dias ruins. Porém há quem não consiga ver nenhum tipo de alegria na vida, e uma sucessão de acontecimentos infelizes podem evoluir para um caso de depressão. É uma doença séria, embora muita gente não admita e só quem passou por uma conhece o sofrimento, quando pensamentos destrutivos tomam a mente e o suicídio surge como uma fuga de uma vida de sofrimento.

A ferramenta do Facebook, lançada em 2015 envolve não a pessoa que usa a rede social para externar sua tristeza, e sim seus amigos e familiares. Ao se deparar com uma publicação negativa você pode marcá-la e enviar um alerta pela ferramenta, que trata entrar em contato com a pessoa. Disponível inicialmente somente nos Estados Unidos e Austrália, nesta semana o Facebook resolveu enfim expandi-la globalmente, porque o chamado "mal do século XXI" pode atingir qualquer um, a qualquer momento.

Aqui no Brasil o Facebook fechou uma parceria com o CVV, instituição que desde 1962 vem ajudando milhares de pessoas em todo o país a desistirem da ideia de por fim à própria vida e procurar ajuda. A ferramenta da rede social conta com uma equipe que estará de prontidão 24/7 para analisar as postagens marcadas. O usuário em depressão receberá uma mensagem automática avisando-o que foi detectado que ele talvez precise de ajuda, e oferece algumas opções para que ele possa distrair a mente, bem como oferece o telefone do Centro para contato.

É importante lembrar que depressão é uma doença séria, a possibilidade de evolução para um possível suicídio é real e quanto mais ferramentas de prevenção tivermos disponíveis, melhor para todos. E em tempo: se você está passando por uma situação difícil, com depressão e precisa de ajuda, não hesite e ligue 188; a ligação é gratuita e o CVV conta com um pessoal sempre pronto para auxiliar quem precisa.

Fontes: Facebook e G1.

relacionados


Comentários