Meio Bit » Arquivo » Games » Em crise, Crytek fecha cinco de seus sete estúdios

Em crise, Crytek fecha cinco de seus sete estúdios

Em crise financeira há anos, a Crytek fecha a maioria de seus estúdios e muda seu plano de negócios para se manter ativa.

7 anos atrás

crysis-3

Parece que a conta finalmente chegou para a Crytek. A desenvolvedora responsável pela franquia Crysis e a engine CryEngine não andava bem das pernas há anos, algo que teria sido acentuado não só pela baixas vendas de seus títulos mais recentes (o último grande game foi Ryse: Son of Rome) como por se focar em MOBAs e games free-to-play e como consequência, muitas foram as acusações de que o estúdio estava inclusive atrasando o pagamento de salários de seus funcionários.

Agora, como não há como se segurar a Crytek foi obrigada a puxar a tomada para não desaparecer de vez. Através de um comunicado oficial o estúdio informa que está fechando cinco de seus sete estúdios espalhados pelo mundo, mantendo apenas os localizados em Kiev e Frankfurt. A nota diz que todos os funcionários que receberam o rasante do passaralho terão "uma transição adequada e futuro estável", ou que a empresa irá honrar todos os compromissos legais e pagar tudo o que deve aos demitidos.

Mesmo quem permaneceu não saiu impune: a Crytek está reestruturando completamente seu plano de negócios e passará a se focar "em propriedades intelectuais de alta qualidade", o que pode significar que os dias dos games free-to-play, MOBAs e experiências com realidade virtual acabaram. Depois do fiasco de Ryse a Crytek não deu uma dentro, acreditou piamente que títulos menores seriam o futuro mas infelizmente, tal estratégia não era unânime dentro da empresa e isso estava causando conflitos.

Claro que a CryEngine representa um papel fundamental nessa nova fase da Crytek, a engine é considerada "o pilar central" ao redor do qual sua nova estratégia será construída. Star Citizen é um dos próximos grandes títulos, embora sem data de lançamento que utilizará a 4ª versão da plataforma (a CryEngine 5 foi empregada em The Climb, da própria Crytek para Windows e Oculus Rift e Prey, da Arkane Studios e está previsto para 2017) e há grandes expectativas em torno dele.

É muito difícil que o estúdio perca clientes da engine, mas é importante que a Crytek utilize o pouco que ganhar com a CryEngine para desenvolver novos e bons games, ao menos para recuperar o prestígio de outrora.

Fonte: Crytek.

relacionados


Comentários