Meio Bit » Arquivo » Hardware » Templo chinês apresenta o Xian'er, o monge-robô

Templo chinês apresenta o Xian'er, o monge-robô

Templo budista em Pequim abraça a tecnologia com o Xian'er, o simpático monge-robô que responde perguntas sobre religião e estilo de vida.

8 anos atrás

robot-buddha

Um templo budista nos arredores de Pequim resolveu fazer uma graça para atrair mais visitante e consequentemente faturar uma graninha: um simpático robozinho-monge que responde a perguntas, mantém um diálogo simples e obedece a comandos de voz.

A ideia veio do mestre Xianfan, responsável pelo templo Longquan. O monge é o responsável pelo Xian'er, um robozinho de 61 cm de altura, caracterizado tal como qualquer outro monge (na verdade seu design foi inspirado em um personagem de uma série animada muito popular na China), com manto amarelo e cabeça raspada. Ele se move com três rodas e é capaz de entender ordens simples para se movimentar.

xian-er-001

A interação com o Xian'er é feita de duas formas: através do tablet em seu peito ou via comandos de voz, mas seu entendimento é de qualquer forma limitado aos assuntos que aborda. O robô é capaz de sustentar uma conversa simples em tópicos pertinentes à filosofia budista e seu estilo d vida diretamente relacionado, e no momento é capaz de responder até 20 questões referentes ao assunto.

O mestre Xianfan acredita que ciência e budismo não não opostos e nem se contradizem: eles podem ser combinados e se tornarem mutuamente compatíveis.

xian-er-002

Mestre Xianfan e sua criação, o robô-monge Xian'er

Mestre Xianfan não pretende parar com o Xian'er: segundo o religioso um novo modelo mais potente já está em desenvolvimento e no futuro ele acredita que os monges robóticos possam ajudar no desenvolvimento de conexões entre o budismo e a sociedade contemporânea.

Pode até ser que não dê em nada, mas o fato é que o Xian'er é uma graça:


CCTV English — Machine can sing Buddhist chants, hold conversation

Fonte: Venture Beat.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários