Meio Bit » Arquivo » Ciência » China quer criar um laboratório submarino depois de 2021

China quer criar um laboratório submarino depois de 2021

As informações são poucas mas excitantes: a China quer construir um laboratório submarino de águas profundas, algo que nunca foi feito antes. Conseguirão? Provavelmente, dinheiro não falta.

8 anos atrás

hJvleiY

Não é nem um pouco exagerado dizer que conhecemos mais da superfície de Marte do que do fundo dos oceanos. Por mais que seja um ambiente nada hospitaleiro o espaço é um playground comparado com as profundezas do mar. Para dar uma idéia 12 homens caminharam na superfície da Lua. O ponto mais profundo do oceano, na Fossa das Marianas? Só 3 pessoas estiveram lá: Auguste Piccard e Don Walsh em 1950, e James Cameron em 2012.

Agora a China resolveu gastar alguns bilhões de dólares e construir um laboratório submarino nas águas disputadas do Mar da China Meridional, que não é da China mas vai acabar sendo. A proposta é uma estrutura de pesquisas e defesa a 3 km de profundidade, o que é muito, muito difícil.

Um submarino nuclear moderno submerge a no máximo uns 500 m, o que equivale a 50 atmosferas de pressão. A uns 750 m ele é esmagado. 3 km equivale a 300 atmosferas, pouca coisa que construímos e não se chama Nokia 3310 resiste a uma pressão assim.

Em termos de ciência será um avanço e tanto, poderemos pesquisar o fundo do oceano por meses ao invés de horas, sem o custo astronômico (dsclp) de uma expedição inteira de babá de um robô.

Resta saber se os chineses vão liberar os resultados ou farão como seu robô lunar que ninguém sabe se funciona ainda ou não. De resto, é um excelente ensaio para o futuro quando explorarmos Europa.

Fnote: MSN.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários