Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Brides Magazine diz que fotógrafo profissional tem que usar Canon ou Nikon

Brides Magazine diz que fotógrafo profissional tem que usar Canon ou Nikon

Qual câmera um profissional deve utilizar? A Brides Magazine afirmou que deveria ser uma Canon ou Nikon, mas muita gente não concordou

7 anos atrás

brides_magazine2

Fotografia de casamento é um ramo muito sério nos Estados Unidos. Os fotógrafos são especializados nessa área e brigam forte por um mercado altamente lucrativo. Toda a indústria de casamento movimenta muita grana e o pensamento do cliente é um pouco diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Em nossas terras tupiniquins boa parte dos clientes tem o pensamento dos consumidores da Casse C (embora não necessariamente façam parte dela), ou seja, o que importa é apenas o preço. Nos Estados Unidos temos uma grande parte dos consumidores pensando como a Classe B (embora não necessariamente façam parte dela) onde o preço é importante, mas a segurança em ter as fotos bem executadas é mais importante ainda.

É para esses consumidores que a Brides Magazine escreve. Em um texto publicado em 23 de dezembro em sua home page, a colunista Lisa Jackson reuniu um grupo de perguntas que toda noiva deveria fazer ao fotógrafo de seu casamento e saiu atrás desta resposta com fotógrafos de casamentos. Analisando o texto friamente, diria que se todas as noivas do Brasil perguntassem essas coisas para seus fotógrafos o número de aventureiros sem estudo seria bem menor, ou iriam atrás de qualificação rapidamente. Porém, a segunda pergunta da lista causou muita polêmica no mundo da fotografia.

O texto afirma que toda noiva deve perguntar ao seu fotógrafo qual tipo de equipamento ele usa e, segundo a revista, a resposta tem que ser Canon ou Nikon, de preferência com uma Full Frame. Essa pequena resposta fez muita gente torcer o nariz. Como assim só essas duas empresas produzem câmeras que podem ser utilizadas em casamentos? Hoje temos uma quantidade considerável de fotógrafos que estão trocando seus equipamentos por mirrorless da Sony ou Fuji. E ainda temos alguns malucos nos Estados Unidos que utilizam médio formato em casamento. Já pensou o indivíduo dizendo para a noiva que usa uma Hasselblad e ela torcendo o nariz, pois a Brides Magazine disse que tem que ser Canon ou Nikon?

A repercussão foi tão negativa que, três dias depois, a revista editou o texto e deixou apenas a indicação de que deveria ser uma câmera profissional. Nada que um print não recupere.

brides_magazine

No mais, o resto do texto é bem legal. Eles indicam que a noiva deveria perguntar sobre o estilo do fotógrafo, sobre seu equipamento, como ele faz backup das imagens, sua política de direitos autorais, processo de edição e como os arquivos serão entregues. Vale a pena dar uma olhada.

Seria o tipo de atitude vinda do cliente em que todo o mercado iria melhorar um pouquinho.

relacionados


Comentários