Meio Bit » Arquivo » Cultura » BGS 2016 — campanha beneficente da AACD atrai jogadores e YouTubers

BGS 2016 — campanha beneficente da AACD atrai jogadores e YouTubers

Estande modesto da AACD na BGS 2016 aproximou YouTubers e visitantes da feira dos projetos da instituição, graças à maratona de jogos.

7 anos e meio atrás

aacd-live-001

Em um cantinho meio escondido da BGS 2016, depois das lojas, perto da saída do evento havia um pequeno porém importante estande: o da AACD. A associação teve um espaço na feira que embora pequeno chamou a atenção de muita gente, entre visitante e YouTubers para uma simples campanha: arrecadar fundos para os projetos sociais de amparo e tratamento às crianças portadoras de deficiências com uma maratona de jogos, durante todos os dias da feira.

A ideia do Jogatona partiu de Eddy Antonini, professor de Elétrica e e Eletrotécnica da ETEC Itapeva que entrou recentemente em evidência ao utilizar Pokémon GO para ensinar trigonometria. A ideia por trás do evento é utilizar algo que todo mundo gosta — videogames — para a atrair a atenção do público aos projetos assistenciais da AACD. A Jogatona nasceu como um projeto à parte da instituição e todo o dinheiro arrecadado era despachado para a mesma.

Para a BGS 2016 a AACD se uniu ao prof. Antonini para fazer da iniciativa um projeto de arrecadação oficial. A organização da feira cedeu um estande que embora não tenha sido localizado em um lugar de destaque (por outro lado ficava próximo do da GigaByte, que estava demonstrando uma experiência VR com um simulador de asa delta, que era bastante concorrido) atraiu bastante atenção de quem passava por ali, principalmente por conta de alguns YouTubers envolvidos com a iniciativa.

aacd-live-002

O estande da AACD na BGS 2016. Ao fundo o prof. Eddy Antonini, idealizador da Jogatona

Durante os dias da BGS YouTubers como Davy Jones do Gameplayrj, Fiaspo e Dratini passaram pelo estande da AACD Live (a Jogatona teve sua marca atrelada à associação pela primeira vez) para atrair seus seguidores a ajudarem financeiramente. O hotsite da campanha mantém os vídeos das transmissões do YouTube e graças a isso, muitos outros donos de canais demonstraram interesse em participar.

O resultado foi modesto mas significativo: foram arrecadados R$ 2.072,00 para a AACD e embora seja um valor baixo, é o maior já amealhado pela Jogatona e por conta disso a iniciativa foi vista como um sucesso. Claro que veremos outras versões da campanha no futuro (se a AACD for esperta ela leva o Jogatona para o Teleton, que será realizado entre os dias 04 e 05 de novembro com transmissão do SBT) e é importante conscientizar o público que esse trabalho é importante.

Would you like to know more?


EDIT: a versão anterior do site dizia que os YouTubers Patife, Gordox e Coelho e a Monique Alves do site Resident Evil Database participaram do evento, o que acabou não acontecendo por diversos motivos; por outro lado os YouTubers Fiaspo e Dratini estiveram presentes no estande. O texto foi corrigido.

relacionados


Comentários