Meio Bit » Fotografia » Atleta russo é assaltado e posta foto falsa dos assaltantes no Instagram

Atleta russo é assaltado e posta foto falsa dos assaltantes no Instagram

O ex-atleta russo Yevgeny Korotyshkin postou uma foto polêmica no Instagram retratando adolescentes armados que o teriam assaltado. Descobriu-se depois que era uma imagem falsa.

12/08/2016 às 10:06

Todo mundo previu uma onda de crimes e roubos durante os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Provavelmente eles estão acontecendo, mas pouca coisa chega até a grande mídia. No que diz respeito aos fotógrafos estrangeiros que chegaram com quilos de equipamentos caríssimos, até agora tivemos um caso de roubo que ficou em grande evidência.

Ontem, tivemos mais um fato que repercutiu na mídia internacional, mas que acabou se mostrando uma grande furada (em parte). O ex-nadador russo Yevgeny Korotyshkin, que se aposentou um pouco antes dos jogos, está no Rio para assistir às competições de natação. O atleta mantém um registro constante dos encontros com amigos e ex-rivais em seu Instagram.

instagram_atleta_russo

Porém, uma atividade diferente foi postada ontem. Junto com a foto de dois adolescentes portando armas ele escreveu o seguinte texto: ""Este post não é sobre o esporte, mas sobre onde ele falhou. Hoje, na estrada para o restaurante Astor, perto da Praia de Ipanema, eu fui roubado." Segundo ele, a foto eram dos adolescentes que o obrigaram a esvaziar os seus bolsos.

Muita gente comentou na imagem (que foi apagada depois) que era estranho eles terem posado para fotos depois de um assalto (como assim não levaram o celular também?), mas mesmo assim a história foi publicada no Petapixel e no Daily Mail mostrando mais esse absurdo da cidade maravilhosa.

Ontem mesmo, um leitor brasileiro avisou o Petapixel que a imagem postada pelo russo já circula pela internet há alguns anos e não representa a realidade naquele caso. Não negamos o fato de que o atleta realmente tenha sido assaltado e que isso é  uma experiência traumática, mas colocar uma foto falsa para retratar o momento (e criar mais dramaticidade) retira toda a credibilidade do relato.

relacionados


Comentários