Meio Bit » Arquivo » Internet » Ataque hacker afeta mais de 339 milhões de usuários do AdultFriendFinder

Ataque hacker afeta mais de 339 milhões de usuários do AdultFriendFinder

Outro dia, outro portal pron escancarado: ataque hacker expõe dados de mais de 412 milhões de usuários da rede Friend Finder, dados sensíveis inclusos.

7 anos atrás

adultfriendfinder

Aqueles que curtem uma sacanagem na internet (todo mundo) andam enfrentando tempos difíceis. O ataque massivo ao Ashley Madison em 2015, ainda que tenha tido motivos ditos como “nobres” (a cobrança de uma taxa ilegal e uso de bots, o que ela admitiu posteriormente) deixou todo mundo arrepiado, quando milhões de contas de usuários foram jogadas ao vento com informações das mais críticas e cabeludas, desde dados bancários a preferências sexuais.

O resultado foi um caos: pessoas perderam empregos, famílias foram desfeitas e pelo menos dois casos de suicídio foram reportados. Pacote completo.

Embora não claramente relacionada ao caso há uma crescente onda conservadora no mundo hoje em dia, com indivíduos, grupos e governos determinando o que é são e o que é impróprio para consumo, mesmo por usuários adultos pagantes com a meta de “proteger as criancinhas”. Vide o Reino Unido, que criou um filtro pr0n padrão e estuda impor a verificação de idade em todo o planeta. A Índia barrou pr0n por completo (não deu certo, mas agora estaria tendo problemas com o Google), Israel está seguindo essa lógica e não demorará muito para o mesmo pensamento se instalar por aqui.

A Califórnia quase conseguiu aniquilar com a produção de pron no estado, mas a população acabou por rejeitar a Proposta 60 nas urnas.

Como eu disse, o ataque ao Ashley Madison pode até não ter o dedo de grupos moralistas, mas eles obviamente se aproveitaram da situação para atacar pessoas normais pelo o que fazem ou deixam de fazer na sua privacidade. E agora vai acontecer de novo: a LeakedSource divulgou um vazamento colossal de 412 milhões de contas de usuários da Friend Finder Network, a segunda em dois anos (a anterior afetou pouco mais de 4 milhões de pessoas).

A maioria das contas comprometidas (339.774.493 usuários) pertencem ao site AdultFriendFinder, uma rede social destinada a solteiros e casais interessados em sexo casual e swing; o site Cams.com é o segundo, com mais de 62 milhões de pessoas hackeadas; já seus primos Stripshow.com e iCams.com respondem por pouco mais de 1,4 milhão e 1,1 milhão respectivamente. Já o site da Penthouse, concorrente da Playboy e que recentemente também abriu mão do nu feminino na versão impressa conta com quase 7,2 milhões de contas vazadas.

penthouse-dita-von-teese

Dita Von Teese edificantemente ilustrativa ("meramente" é heresia).

O vazamento já é um dos maiores da história, compreendendo 20 anos de dados superando o do MySpace (mais de 360 milhões de contas) e chega perto do absurdo ocorrido com o Yahoo!, em que mais de meio bilhão de usuários foram afetados e a própria empresa admitiu que sabia de tudo desde 2014, tendo ficado DOIS ANOS em silêncio.

Embora o vazamento atual não seja tão constrangedor quanto o anterior ou o da Ashley Madison, dados como nomes, compras efetuadas, e-mails e senhas foram revelados. O site ZDNet verificou que algumas das contas são reais. Há inclusive uma grande quantidade de contas “@deleted”, o que indica logins de usuários que removeram seus perfis e cujos dados não foram devidamente eliminados. Quanto às senhas, 99% delas são visíveis e boa parte não são diferentes daquelas que todo mundo ainda insiste em usar: a famigerada “123456” apareceu quase um milhão de vezes, seguida pela senha da maleta com mais de 635 mil ocorrências.

A Friend Finder não confirmou o vazamento mas disse ter “corrigido um bug” em seu código após receber relatórios de terceiros, sendo que os convocou para ajudar nas investigações. Já a Penthouse declarou estar ciente da situação, só aguarda um informe mais detalhado sobre o ocorrido para tomar as devidas providências.

Não se sabe quem invadiu a rede ou por qual motivo, mas é fato que essa onda de defesa da moral em prol de brindar os floquinhos irá aproveitar a situação para mais uma vez atacar quem não tem nada a ver com a história, o usuário que só deseja curtir um momento divertido com pessoas novas, ver uma camgirl ou só acessar seu portal favorito.

Fonte: LeakedSource.

relacionados


Comentários