Meio Bit » Arquivo » Internet » AdBlock Plus tem um plano para pagar uma graninha a criadores de conteúdo

AdBlock Plus tem um plano para pagar uma graninha a criadores de conteúdo

AdBlock Plus e Flattr fecham parceria que visa pagar uma graninha a produtores de conteúdo, em tempos de bloquadores de ads cada vez mais populares

8 anos atrás

money

Vamos admitir, ads são um mal necessário. Ninguém gosta deles, mas de outra forma muitos criadores de conteúdo não têm como fazer dinheiro hoje em dia, já que a boa fase do Google AdSense acabou faz tempo. Nós do MeioBit não somos exceção, também precisamos pagar nossas contas e dependemos das propagandas para continuarmos trazendo conteúdo a vocês.

Há formas e formas de se utilizar ads, e os invasivos e chatos (como os que bloqueiam a página ou imploram para o usuário não fechar a aba) estão entre os mais odiados. Banners e envelopamentos são geralmente tolerados, assim como propagandas curtas nos vídeos do YouTube. Só que muita gente não quer saber e usa bloqueadores de ads o tempo todo, o que prejudica quem produz conteúdo.

Só que ironicamente a Eyeo, empresa responsável pelo AdBlock Plus veio ao resgate com um plano interessante, só que como o esperado ela não está sendo nem um pouquinho altruísta.

Nesta terça-feira a companhia que responde pelo software mais utilizado pelo público que bloqueia anúncios em seus navegadores anunciou uma parceria com a Flattr, uma startup que desenvolveu um plugin em 2010 que distribui doações a sites e provedores de conteúdo. Ele funciona assim: você deposita uma quantia em sua conta no serviço (o valor mínimo é de 5 euros, ou R$ 20,34 em valores de hoje), que será distribuído aos sites cadastrados no serviço. Através de um botão o plugin permite que você selecione para quem seu rico dinheirinho irá.

Flattr Plus

O plugin será integrado ao AdBlock Plus e o processo será automatizado. É aí que as coisas começam a ficar nebulosas: o algoritmo analisará sua atividade nas páginas que você escolheu ajudar ew distribuirá a grana através de engajamento, e não visualização. Tempo de permanência na página e atividade do scroll serão analisados e dependendo do comportamento, mais dinheiro será despachado. Isso dá uma chance maior a sites pequenos, que não possuem tantos views quanto os grandes portais mas que podem engajar mais o leitor do que outros.

Obviamente a Eyeo ficará com uma fatia da grana; para uma empresa que vendia proteção e que chilicou com a Apple entrando em seus negócios isso nem surpreende. A meta é atingir US$ 500 milhões em doações até 2017, e considerando que mais de meio bilhão de pessoas usam o AdBlock Plus tal pretensão não é tão alienígena assim.

A previsão é que o Flattr Plus seja integrado até o fim do ano, e aí saberemos quanto dinheiro os criadores de conteúdo levarão nessa brincadeira. Mesmo na provável possibilidade de não ser grande coisa, é melhor do que aquilo que pingaria em suas caixinhas com todo mundo usando o AdBlock Plus…

Fonte: Wall Street Journal.

relacionados


Comentários