Meio Bit » Baú » Software » Visual Studio 2010 e .Net Framework 4.0

Visual Studio 2010 e .Net Framework 4.0

14/11/2008 às 17:53

A Microsoft revelou bastante coisa no PDC 2008 e na Tech Ed 2008 EMEA (Europa, Oriente Médio e África). E uma delas foi o Visual Studio 2010 com o .Net Framework 4.0 e todo o universo de softwares e serviços que giram em torno deles.

Para degustar, faça o download do Community Technology Preview (CTP) do Visual Studio 2010.

Os grandes investimentos dessa nova versão, além de melhorias de produtividade, serão arquitetura, modelagem e testes integrados.

Além disso, integração para desenvolvimento de aplicações na plataforma Azure e desenvolvimento de aplicativos que rodam em paralelo. O Parallel LINQ é uma delas, além de suporte do .Net Framework 4.0 para que os desenvolvedores possam facilmente acessar os recursos multi-core que serão lugar comum.

Quem cria aplicativos para vários núcleos, fica facilmente perdido dentro de locks, controles mutex, semáforos e uma série de outras técnicas para evitar deadlocks. A Microsoft também está trazendo suporte nativo ao C++ (não gerenciado, no metal mesmo) para aplicações paralelas.

Esse último será especialmente útil para uma categoria de aplicativos: games! Os fabricantes terão bibliotecas para multi-thread nativas para usar os 4 a 16 núcleos que estaremos comprando nos próximos anos.

Obviamente, o novo Visual Studio também terá suporte para construção de aplicativos nativos para o Windows 7. E um dado interessante é que o próprio engine gráfico do aplicativo está sendo refeito no Windows Presentation Foundation (WPF). Ou seja, é a ferramenta de desenvolvimento deixando as amarras gráficas do Win32 para uso de metalinguagem, o XAML.

Para quem desenvolve para Web, muitas novidades também, como melhorias no editor de JavaScript e muitas novidades na geração de código do Asp.Net 4.0, que será assunto de outro post.

Para saber mais detalhes, leia o overview (pdf).

relacionados


Comentários