Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Volkswagen forçada a fazer recall de 500 mil carros por trapacear em testes de emissões

Volkswagen forçada a fazer recall de 500 mil carros por trapacear em testes de emissões

Que coisa feia, Jerry. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA forçou a Volkswagen a fazer um recall de 500 mil carros. Segundo a EPA estão emitindo 40x mais óxido nítrico do que o aceitável pela legislação, mas os alemães macetearam o software pra que quando o carro detecta que está sendo testado, modifica o funcionamento do motor pra se adequar ao padrão.

8 anos e meio atrás

fusca

Eu sei, eu sei, também acredito que ninguém que fale alemão pode ser uma pessoa ruim, por isso é chocante a notícia. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA descobriu uma trapaça feia.

Os carros com motor diesel da empresa apresentavam emissões de óxido nítrico 40 vezes acima dos permitidos pela legislação norte-americana. A solução? Segundo o EPA a Volkswagen incluiu nos Jettas, Beetles, Audi A3, Golfes e Passats vendidos entre 2008 e 2015 um software que detectava se o carro estava passando por um teste de emissão (não me pergunte como) e alterava o funcionamento do motor, para produzir menos óxido nítrico. 

Obviamente o custo de performance e consumo deveria ser enorme, mas com o carro parado não faz diferença.

Não deixa de ser uma solução brilhante, de um certo ponto de vista bem pragmática, e nem é inédita, fabricantes de placas de vídeo já foram pegos alterando drivers para reportar valores melhores para programas de benchmark, mas fazer isso com carros, sabendo que eles estão propositalmente poluindo, deixando as pessoas doentes e destruindo o meio-ambiente?

Isso é de uma crueldade digna de… sei lá quem, nem dá pra fazer um reductio ad hitlerum aqui quando a Alemanha Nazista foi o primeiro país a associar cientificamente fumo a câncer, e a fazer campanhas nacionais anti-tabaco.

Fonte: NY Times.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários