Meio Bit » Arquivo » Internet » Google ordenado a remover links que falam sobre ordens para o Google remover links

Google ordenado a remover links que falam sobre ordens para o Google remover links

A União Européia perdeu completamente a noção. Não satisfeitos com o tal Direito ao Esquecimento, quando ordenam ao Google que retire dos resultados das buscas matérias que indivíduos considerem danosas, agora estão ordenando que o Google remova links para reportagens que falam da remoção das matérias. Será que vão mandar tirar também os links das matérias que falam da remoção das matérias que falam da remoção das matérias… — droga, me perdi.

9 anos atrás

vlcsnap-00001

A União Européia, provavelmente querendo apagar uns 1.700 anos de História constrangedora inventou um tal de Direito ao Esquecimento, onde pessoas podem requerer que sites de busca removam links para matérias consideradas danosas. Arrogante como só ela, a UE quer inclusive que esse “direito” seja aplicado universalmente. Ou seja: se alguém entrar com o pedido de remoção, segundo o Google Hitler não terá mesmo feito nada errado. 

O principal problema desse tipo de atitude é que tirar algo da internet é como remover xixi de piscina. Não dá. Agora as autoridades britânicas, mostrando que não entendem como a internet funciona, descobriram que o ato de mandar o Google remover links é uma notícia, e a página removida volta às buscas, mencionada em dezenas de sites noticiosos.

Isso é divertidíssimo, o Information Commissioner's Office ordenou a remoção das páginas do índice, a ordem foi cumprida e isso gerou notícias, e como jornalistas não valem o alpiste que comem quando querem implicar com alguém, a BBC não só avisa da remoção como lista todas as páginas removidas.

O IOC não gostou, e agora está mandando o Google remover links para páginas como esta listando as matérias do Telegraph removidas.

Mesmo que o Google acate, isso significa que serão geradas mais N matérias como esta, falando da remoção das páginas falando da remoção. Vai encarar, União Européia? De link a gente se garante!

tumblr_nk5utu2Wrf1shcemfo1_500

Fonte: Ars Technica.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários