Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Uncharted: The Nathan Drake Collection, remake ou remasterização?

Uncharted: The Nathan Drake Collection, remake ou remasterização?

Site analisa trailer do Uncharted: The Nathan Drake Collection e afirma que o jogo para o PlayStation 4 possui tantas melhorias que deveria ser considerado um remake e não uma mera remasterização.

8 anos e meio atrás

uncharted

Um dos motivos de maiores críticas em relação ao PlayStation 4 é a enorme quantidade de remasterizações que o console tem recebido e quando a Naughty Dog anunciou o Uncharted: The Nathan Drake Collection, confesso que por ter jogado a trilogia original não fiquei nem um pouco anunciado com a coletânea que parecia não passar de um caça-níqueis.

Porém, o pessoal do Digital Foundry publicou um artigo muito bacana onde explicam porque o trabalho feito pela Bluepoint Games fez com que os jogos possam ser considerados mais como remakes, dada a quantidade de melhorias que eles ganharão quando chegarem ao mais novo videogame da Sony.

Além dos modelos para os personagens principais, detalhes de suporte também receberam um impulso”, diz a matéria. “Um significativo número de texturas foram substituídas por versões com maior qualidade, enquanto que os efeitos especiais, como as explosões e fogo, também foram melhorados. Modelos com o mínimo tempo de exibição na tela receberam boas melhorias nos detalhes, assim como muitos cenários. Malhas utilizadas para os terrenos foram modificadas significativamente em várias situações. As mudanças podem não aparecer imediatamente, mas num todo, são melhorias impressionantes.

Com os títulos rodando em Full HD, a 60 frames por segundo e com suporte a anti-aliasing, os responsáveis por este relançamento tiveram ainda o cuidado de recriar os personagens, já que aqueles presentes no primeiro capítulo da série possuíam um nível de detalhes bem inferior a o que vimos no terceiro. Sendo assim, quem jogar o The Nathan Drake Collection perceberá que nos três jogos eles possuem uma aparência mais coerente.

Para chegar a esta conclusão o autores levaram em consideração o trailer de divulgação do bundle, chegando inclusive a recriá-lo com cenas das versões dos jogos para o PlayStation 3 e colocando as imagens lado a lado, o que pode ser conferido no vídeo que está logo abaixo.

Previsto para chegar o PS4 no dia 9 de outubro, de repente senti uma baita vontade de jogar os Uncharteds novamente, mas acho que vou deixar para fazer isso com esta versão remasterizada, ou se preferir, este remake.

P.S.: tudo bem, é possível perceber a diferença entre as versões, mas a comparação na verdade me fez ter certeza de uma coisa: como tais jogos para o PS3 eram bonitos!

relacionados


Comentários