Meio Bit » Arquivo » Hardware » TGS 2015 — Project Morpheus agora é PlayStation VR

TGS 2015 — Project Morpheus agora é PlayStation VR

Sony leva realidade virtual a sério e renomeia Project Morpheus como PlayStation VR; acessório vai brigar de igual para igual com concorrentes

8 anos e meio atrás

playstation-vr

Durante conferência na Tokyo Game Show 2015, a Sony deu um tempinho para falar de games e trouxe novidades sobre o Project Morpheus, seu ambicioso projeto de realidade virtual. O nome provisório deu adeus e o acessório recebeu um nome oficial, passando a se chamar PlayStation VR.

Você pode até dizer “bah, só mudou o nome”. Só que o movimento da Sony vai muito além disso. Ao torná-lo definitivamente mais um membro da família PlayStation, a empresa não só o definiu como um interessante aparelho para jogatina virtual como o removeu dos laboratórios, dando a ele status de produto oficial e não mais um simples experimento.

As demais informações até o momento são um tanto escassas, mas é sabido que a Sony não pretende que o PSVR seja apenas mais um periférico a ser utilizado somente com o PS4. A intenção é concorrer de igual para igual com o Oculus Rift do Facebook, o RE Vive da Valve e HTC e o Gear VR da Samsung, entre outros.

O PlayStation VR vem sendo desenvolvido há pelo menos quatro anos, o que é normal para o setor de P&D da Sony (não se enganem, fatalmente os trabalhos em torno do PS5 já começaram) e o investimento tem sido pesado. Por outro lado, as opiniões acerca da realidade virtual são diversas. Há quem não acredite, há quem diga que ela vai mudar tudo. De qualquer forma, a Sony será mais um player que pretende introduzir seu visor de RV para consumidores que não sejam apenas os que pretendem usá-lo para jogar.

Ainda assim é fato que seu maior foco será em games, de outra forma ele não receberia tanto destaque na TGS. Seu hardware promete entregar uma taxa de atualização de 120 fps, e se você já acha demais jogar a 60 frames, pense de novo. Mas com tal taxa de atualização, outros aplicativos e usos podem ficar muito bons.

A Sony não deu datas, mas unidades de teste do PlayStation VR serão introduzidas no mercado japonês em breve. A previsão é que ele esteja disponível em 2016.

relacionados


Comentários