Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung força a amizade e enfia 16 TB em um SSD

Samsung força a amizade e enfia 16 TB em um SSD

Para a tristeza dos HDs, chegou o dia. Foram oficialmente ultrapassados. Enquanto os maiores são da Western Digital, com 10 TB, a Samsung anunciou um SSD de 16 TB, que são mais que suficientes para qualquer um.

8 anos e meio atrás

P1090270-1

O bom dessas corridas armamentistas tecnológicas é que os maiores beneficiados são os usuários. Isso raramente acontece em outras indústrias. Os Discos Hard Disk Winchester SSDs são as estrelas da competição mais darwinista, e os fabricantes não têm problema em sacrificar os próprios produtos mais antigos como suas linhas de HDs convencionais.

Outro dia a Samsung já tinha anunciado SSD de 2 TB, capazes de fazer donos de notebooks muito, muito felizes. Na mesma época uma tecnologia da Toshiba prometia SSDs de 10 TB em um futuro próximo. Não contente a Samsung cobriu a aposta e aumentou o bolo.

São 16 TB em um disco (temos que abandonar esse nome) do tamanho de um HD de notebook só mais gordo.

É um momento importante, os SSDs deixaram os HDs para trás, no momento o HD com mais capacidade no mercado é um Western Digital de 10 TB.

Para esnobar, a Samsung mostrou um servidor de arquivos com 48 discos desse, 768 TB de capacidade, o que equivale a uns 5 jogos de Xbox One ou 0,02% do Pron trafegado diariamente em uma empresa mediana.

joker2401920x1080

Agora a parte chata. Esse SSD será vendido para o mercado corporativo, com todos aqueles requisitos de performance e robustez que aumentam o preço. Um SSD qualidade corporate de 1 TB custa uns US$ 1 mil. Esse de 16 TB?

A Samsung ainda não divulgou mas digamos assim: se você não tem um sobrinho chamado Donald, seu filho não tem um dálmata com símbolos de dólar no pelo, Steve Ballmer não te liga pedindo ajuda pra configurar o Windows (pelos velhos tempos) ou você não papa a Pepper, esqueça. Você não vai poder comprar esse bicho.

Fonte: Ars Technica.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários