Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Um V6 de papel movido a ar

Um V6 de papel movido a ar

Não, o motor não é dessa coisa verde meramente ilustrativa, é muito mais legal. Um sujeito construiu um motor V6 em papel, com uma unidade de distribuição de ar comprimido, um trabalho lindo de engenharia e artesanato.

9 anos atrás

TataAirPod

De vez em quando alguém redescobre a idéia de carros movidos a ar, e logo aparece outro pra dizer que é impossível. Não é, veículos movidos a ar existem desde a aurora da navegação, veículos terrestres idem, muitas empilhadeiras são movidas a ar comprimido. O que não é dito é que ar tem uma densidade energética mínima, você consegue muito menos trabalho com a mesma quantidade de ar do que carvão, margarina, sorvete ou gasolina.

Comprimir ar também é um trabalho de corno, consome energia pra caramba. É mais ou menos como seu carro elétrico ser carregado por um gerador movido a carvão (estou olhando pra você, EUA).

Não que isso impeça abominações como o “carro” da Tata Motors, e ecochatos incapazes de entender física e engenharia básicas comprarão com certeza.

Do outro lado temos um motor “a ar” como o do vídeo abaixo.

Al Zh — V6 engine working paper model

O sujeito construiu um motor V6 em papel, com entradas de ar e funcionamento real. Esse tipo de artesanato é lindo, é arte, e o cara não fica nisso, veja este motor de 4 cilindros em linha:

Al Zh — In-Line 4-cylinder engine working paper model

Agora, se você quiser ver o que é obra de um Mestre, sente-se, relaxe e aprecie este V12 em miniatura que levou mais de 1.200 horas para ser feito.

Yesus Wilder — El motor V-12 más pequeño del mundo.(Smallest V-12 engine of the world)

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários