Meio Bit » Arquivo » Hardware » Um hotel com atendentes robôs? Japão, claro!

Um hotel com atendentes robôs? Japão, claro!

Da série “Japão”: hotel em Nagasaki contará apenas com funcionários robôs; expectativa é que no futuro 90% dos serviços sejam automatizados

9 anos atrás

robot-hotel-001

Imagine a cena: você chega no hotel, faz o check-in, se cadastra para liberar o quarto, passa a bagagem para o carregador e sobe. Situação absolutamente normal, certo?

Não exatamente, ao menos não no Henn-na Hotel: no estabelecimento que entrará em funcionamento este ano no Japão todos os seus funcionários serão robôs.

O dito hotel se localiza na cidade de Nagasaki e a previsão é que ele seja inaugurado em julho. Serão 72 quartos, com diárias que variam entre 7 e 9 mil ienes (entre R$ 163 e R$ 210).

robot-hotel-002 A Huis Ten Bosch, empresa que administra o hotel entretanto pretende empregar apenas autômatos humanóides, a começar obviamente pelas atendentes: serão dez delas e no começo ficarão responsáveis por realizar o check-in e o check-out dos hóspedes. O presidente da empresa Hideo Sawada espera ampliar a atuação dos robôs no futuro, com unidades responsáveis por carregar as bagagens, fazer a limpeza e etc. Pelo menos 90% das funções serão automatizadas, diz o executivo.

Uma coisa interessante a respeito das robôs atendentes: elas não só falarão japonês, chinês, coreano e inglês como interpretarão a linguagem corporal do hóspede. Outras atrações do hotel: as portas dos quartos serão liberadas através de reconhecimento facial, a temperatura do ambiente é ajustada de acordo com o calor corporal e tablets serão fornecidos para que o hóspede faça seus pedidos e entre em contato com o staff.

Se você acha que o hotel mais parece com uma atração do que um estabelecimento sério, você acertou: o Henn-na Hotel ficará localizado num parque de diversões, portanto é mais um experimento do que qualquer coisa.

Tirando o lance dos robôs humanóides carregadores (já viram como o ASIMO anda?), as atendentes mecânicas são as que mais chamam a minha atenção, principalmente por sua capacidade de interpretar linguagem falada e corporal.

Fonte: DT.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários