Meio Bit » Arquivo » Ciência » França Ataca ISIS, James Doolittle aprova

França Ataca ISIS, James Doolittle aprova

A França lançou ontem um ataque ao ISIS, 10 caças bombardearam a “capital” do Estado islâmico. Há quem diga que isso não vai mudar nada, e não vai, mas esses ataques são muito mais que retaliação, e o objetivo não é causar danos. Tem a ver com psicologia. O melhor exemplo aconteceu em 18 de janeiro de 1942…

8 anos atrás

CT1NglXWoAAyvyZ

Ontem 10 caças franceses, partindo da Jordânia e dos Emirados Árabes empreenderam um ataque coordenado a Raqqa, autodeclarada capital do Estado Islâmico. Foi um ataque com objetivo acima de tudo psicológico, era necessário mostrar ao povo francês que seus líderes não estão impotentes e paralisados.

A participação francesa foi destacada, os EUA ajudaram com aviões e inteligência mas para fins práticos foi uma operação francesa, que tem origem muito no passado, mais precisamente em 7 de dezembro de 1941.

Quando o Japão atacou Pearl Harbor os EUA entraram em pânico, num nível que só chegaram perto em 11/9/2001. A boataria chegou ao ponto de acharem que os japoneses tinham invadido a Califórnia. O Hawaii sempre foi uma fortaleza inexpugnável, mas o brilhante plano capitaneado pelo Almirante Yamamoto pegou todo mundo de surpresa.

pearl-harbor-movie

Uma das maiores desgraças na História dos EUA. E o ataque também não foi muito legal.

A moral nunca esteve tão baixa, o Japão era longe demais, era inatingível, em uma época em que não havia ICBMs. Nem a ONU existia então também não havia a possibilidade de mandar uma carta em tom MUITO ríspido.

A solução foi pensar fora da caixa, e a mente responsável foi a do Capitão Francis Low, assistente do Alto-Comando de Guerra Anti-submarino. Ele sabia que os caças da época não tinham condição de alcançar o Japão: os porta-aviões americanos não podiam chegar perto o suficiente. Um bombardeiro, lotado de combustível em teoria conseguiria chegar lá, mas seria uma viagem só de ida e, de qualquer jeito, quem decolaria de um porta-aviões com um bombardeiro?

HighFlight-DoolittleRaid1

O Capitão Low tinha um escritório com vista para a pista da base aérea de Norfolk, que tinha uma parte pintada como o convés de um porta-aviões, para treino de pilotos. Ele notou que os bombardeiros B-25 decolavam não muito depois do fim do convés. A informação foi reportada para o comandante, e caiu na mão do maior especialista em B-25, James Doolittle, piloto de testes e engenheiro.

Ele começou a fazer contas e descobriu que em teoria o B-25, que nunca havia voado em combate poderia cumprir a missão se:

  • removessem quase todas as armas;
  • removessem os rádios auxiliares;
  • removessem a torre de tiro inferior;
  • remoção da torre traseira e instalação de metralhadoras falsas;
  • enchessem o avião de tanques de combustível, aumentando de 2.445 litros para 4.319 litros.

·  
Bombas especiais de 225 kg foram construídas, cada avião levava 4 delas. No dia 18 de abril de 1942 16 bombardeiros B-25 decolaram do USS Hornet, a 1.200 km da costa japonesa. Liderando, o Tenente-Coronel Doolittle.

A decolagem foi antecipada pois um barco japonês identificou a força-tarefa e avisou do ataque por rádio antes de ser afundado pelo USS Nashville. Doolittle teria que entubar um ataque lançado com 10 horas de antecedência e 310 km mais distante do alvo.

doolittles-raid

James Doolittle prendendo na bomba uma das medalhas dadas a americanos por militares japoneses, antes da guerra.

Enfrentando fogo antiaéreo e caças inimigos os 16 aviões chegaram ao Japão, demolindo instalações industriais e espalhando caos com bombas incendiárias, até os artilheiros atacaram com suas metralhadoras frontais. Foram atacadas Tóquio, Yokohama, Yokosuka, Nagoya, Kobe e Osaka. nenhum avião foi derrubado por fogo inimigo, vários caças japoneses foram destruídos.

A parte final do plano era voar para pistas improvisadas na China e reabastecer, mas o combustível não era suficiente. Por sorte (se quiser o máximo da ironia) um Vento Divino apareceu, adicionando 50 km/h à velocidade dos B-25, e quase todos chegaram na China, só no vapor. Todos tiveram que abandonar os aviões, saltando de para-quedas.

3 aviadores morreram tentando pousar, 2 morreram afogados, 1 morreu na China. 3 foram capturados e executados pelos japoneses, dos outros 4 capturados 1 morreu por doença e 3 foram libertados por tropas americanas em 1945.

Doolittle, que havia saltado na China e caiu em uma pilha de esterco quando soube dos resultados achou que pararia numa corte marcial. 16 aviões perdidos, 10 tripulantes mortos. Um fracasso.

chupajapa

Quando voltou aos EUA ele foi recebido como herói, foi agraciado pelo Presidente Roosevelt com a Medalha de Honra do Congresso. Embora militarmente o ataque tenha sido irrelevante ele mudou completamente a moral do povo americano. Eles não estavam mais indefesos, eram capazes de atacar o inimigo mesmo distante. A China, que já estava em guerra com o Japão também se beneficiou com a sensação de estar ajudando a atacar o Japão.

Mesmo a União Soviética deu uma forcinha: na época ela era neutra mas sabia das intenções japonesas, e “apreendeu” a tripulação americana que pousou em seu território. Depois os prisioneiros foram transferidos para o Turcomenistão, onde um dos pilotos subornou os guardas, fugiram para o Irã, a 20 km de distância e se refugiaram no consulado inglês. Décadas depois descobriu-se que o “suborno” foi acobertamento do Serviço Secreto russo, tudo parte do plano de libertar os americanos sem enfurecer o Japão.

O ataque de ontem ao ISIS felizmente não causou baixas entre os franceses, e 20 bombas não vão mudar nada. Muita gente eu inclusive riu da descrição do “maciço” bombardeiro, mas o alvo dessas bombas não é o Achmed, é o Jean-François. A guerra psicológica também pode ser vencida com bombas.

vlcsnap-00006

O grande desafio é que ganhar os corações e mentes da população separando os corações das mentes dos inimigos não funciona por muito tempo. A França e o resto do mundo precisam aproveitar o momentum, não existe forma de lidar com o ISIS sem sujar as mãos, sem gerar textão no Facebook e sem ser alvo de gente de memória curta indignada com danos colaterais, esquecendo que o ISIS é bem pior que isso (não clique).

Acima de tudo: se preocupar em não acabar de vez com o ISIS para não sujar as mãos, agora?

Elas já estão sujas de sangue, depois que toda a política cheia de dedos e não-confrontativa, depois que o descaso da Inteligência permitiu ataques como o do dia 13. Você já está no Inferno, França. Abraça o capeta e enfia uma faca no pescoço dele.

0-CXaYJAVe4M0TpzDo

relacionados


Comentários