Meio Bit » Arquivo » Ciência » Horário de verão — como fazer o seu smartphone fugir dele?

Horário de verão — como fazer o seu smartphone fugir dele?

Como fazer seu gadget não adiantar o horário durante o verão? Siga nossa pequena dica caso seu smartphone esteja no Horário de Verão de Brasília e você não.

8 anos e meio atrás

Ele chegou, o horário de verão. Todo ano é a mesma coisa: para economizar alguns bilhões de reais na conta de energia elétrica, os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul adiantam seus relógios em uma hora. Como estão mais próximos do Trópico de Capricórnio, em tais estados brasileiros os dias mais longos de verão são mais perceptíveis graças à inclinação da rotação do eixo da Terra e etc. Essa boa parte do país é o lar de várias hidrelétricas, então o ajuste realmente faz sentido.

Laguna_Mulher30_cafe

Amanhã é segunda-feira (crédito: Mulher de Trinta)

Para quem mora em outros estados do Brasil, mais especificamente nas regiões Norte e Nordeste, notamos que hoje (18) os relógios de vários de nossos gadgets adiantaram uma hora. Se você alterar a hora agora, ao final do verão (lá em fevereiro) terá que fazer o ajuste de horário novamente. Como resolver isso (quase) de vez?

Windows 8.1

No Windows, basta alterar as configurações de data e hora para desmarcar o ajuste do horário durante o verão.

Laguna_Verao_Windows

Windows 10

No Windows 10 temos o mesmo procedimento do Windows 8.1 mas aproveito para postar meu wallpaper mais inocente, PG-13.

Laguna_Pobrebook_3_Horario_de_Verao_Windows_10

iOS 9

No iOS, vá em Ajustes → Geral → Data e Hora. Desmarque a opção “Automaticamente” e selecione um Fuso Horário (GMT – 3) sem esse ajuste de horário durante o verão. No caso do tio Laguna, a cidade de Fortaleza. Depois marque novamente a opção “Automaticamente”.

Laguna_iOS_Horario_de_Verao

Windows Phone 8

No Windows Phone, vá em Configurações → Sistema → Data+Hora e selecione o fuso horário “(UTC – 3) Caiena Fortaleza”. Ou Salvador.

Laguna_Lumia_435_Horario_de_Verao_WP8

Android 5.1

No Android, vá em Configurar → Sistema → Data e hora. Desmarque o “Fuso horário automático” e selecione um fuso horário (GMT – 3). No caso, temos o de Santiago (Chile) ou a minha escolha, Buenos Aires (Argentina). Brasília sempre estará nesse horário diferenciado durante o verão, ao menos no meu Moto G 4G (1ª geração).

Laguna_Android_Horario_de_Verao

Se você está no Norte e Nordeste mas seu trabalho segue fielmente o horário de Brasília até no verão, ignore a dica e tente se organizar bem nessa bagunça toda. Aliás, o tio Laguna agradece ao horário de verão por me deixar assistir a alguns programas da TV 1 h mais cedo.

relacionados


Comentários