Meio Bit » Arquivo » Internet » Chrome ganha extensão para melhorar a segurança da Conta Google

Chrome ganha extensão para melhorar a segurança da Conta Google

Desenvolvida para o Chrome, a extensão do Google compara os dados digitados em páginas legítimas com outras que não pertencem à empresa e alerta os usuários.

9 anos atrás

google-logo

Em uma época em que as nossas vidas virtuais são quase tão importantes quanto as reais (ok, exagerei), manter as nossas contas seguras não é somente bom, é necessário. Diariamente, pessoas perdem acesso às suas contas por caírem e golpes virtuais, ou, ainda, perdem muita grana com isso. Segundo o Google, 45% dos ataques virtuais são bem-sucedidos e aproximadamente 2% das mensagens recebidas no Gmail têm o objetivo de lesar os usuários.

Para minimizar ao máximo a possibilidade de seus usuários terem as suas contas comprometidas, o Google lançou, nesta quarta-feira, uma extensão para o Chrome. Chamada de “Alerta de senha”, a extensão tem o objetivo de ficar monitorando os formulários nos quais os usuários inserem os seus dados e alertar caso uma tentativa de phishing seja detectada.

chrome_extensao_alerta_de_senha

Ela funciona assim: quando o usuário acessa uma página legítima de login do Google, o Chrome armazena, localmente e de forma criptografada, uma miniatura da senha da Conta Google. A partir de então, sempre que os dados de login e senha forem inseridos em uma página de autenticação, o Google comparará as informações inseridas com as previamente armazenadas. Se forem iguais e a página de login não pertencer ao Google, um alerta como o da imagem acima será exibido.

Apesar de ser restrita às páginas do próprio Google (inclusive o Google for Work), a extensão “Alerta de senha” é um projeto de código aberto e variações poderão ser utilizada por outras empresas para deixarem as contas de seus usuários mais seguras. Além de requerer o uso do Chrome, a extensão exige que o Java esteja ativado.

Para sanar quaisquer dúvidas dos usuários, o Google criou este artigo na Central de Ajuda. Vale a leitura.

relacionados


Comentários