Meio Bit » Arquivo » Ciência » Servidores do Google na Bélgica perdem dados. Adivinha quem é o culpado?

Servidores do Google na Bélgica perdem dados. Adivinha quem é o culpado?

Thor andou brigando com os gigantes de gelo de novo: servidores belgas do Google perdem dados após serem atingidos por quatro raios consecutivos

8 anos e meio atrás

thor

A gente sabe muito bem que a expressão “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” é uma das maiores mentiras que seres humanos já contaram, logo atrás de “se eu for eleito trabalharei pelo povo” e “só vou pôr a cabecinha”. Entretanto uma coisa é a conversa fiada, outra bem diferente é a sorte incomum do Google que conseguiu ganhar na loteria eletromagnética mais vezes do que gostaria.

Alguém em Asgard não vai com a cara de Mountain View, isso ou o Thor andou brigando com a Tempestade lá pros lados da Europa. Através de comunicado oficial, a empresa revelou que entre os dias 13 e 17 de agosto seus servidores instalados em um centro de dados na Bélgica apresentaram problemas que acarretaram a perda de 5% dos dados armazenados no data center. Ainda que você possa se preocupar, saiba que as informações perdidas representam apenas um milionésimo de todo o banco de dados do Google, ou 0,000001%.

A origem do erro entretanto é que chamou a atenção: às 17:19 do horário local a central do Google se viu no meio de uma tempestade daquelas, e foi atingida não por um, nem por dois, mas por QUATRO raios consecutivos. Eles muito provavelmente não atingiram todos o mesmo ponto, mas acertaram as instalações isso é mais do que suficiente para afetar os data centers. Os dados armazenados eram referentes ao Google Computer Engine (GCE), que permitem virtualização e armazenamento de dados de clientes.

Assim, analisando friamente nem é preciso que os raios tenham atingido o prédio em si. Como estamos falando de instalações que armazenam dados na nuvem, basta que a descarga mire um cabo de transmissão a uma distância considerável (digamos que entre 500 m e 1 km) e já temos um cenário onde dados podem ser perdidos.

Ainda que a perda de dados tenha sido ínfima, o Google já declarou estar trabalhando em medidas para evitar que o caso se repita. Ainda que possa parecer muito improvável que algum outro data center tenha tal mala suerte.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários