Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia digital direto do Túnel do Tempo

Fotografia digital direto do Túnel do Tempo

Veja neste vídeo da CNET que foi ao ar em 1995 como a tecnologia da fotografia digital evoluiu com o tempo.

9 anos atrás

tunel do tempo

Tecnologia se desenvolve com o passar do tempo. Porém, sempre temos a impressão que estamos com a tecnologia mais moderna, mas dois dias depois ela está ultrapassada. Imaginem se olharmos 20 anos atrás para as câmeras fotográficas digitais. Elas eram a revolução naqueles tempos, mas hoje são equipamentos pré-históricos que, provavelmente, nem podem mais ser utilizados por conta das mídias de armazenamento da época ou compatibilidade com os atuais computadores.

A prova de que a coisa andou a passos largos é esse vídeo da CNET que foi lançado em 1995 e falava da revolução que as recém lançadas câmeras digitais estavam causando. Eram equipamentos grandes, com pouca resolução e outras milhares de limitações (comparadas com os equipamentos de hoje), mas que estavam fazendo a cabeça dos fotógrafos. Fazer uma imagem e não ter que esperar a revelação do filme era uma grande novidade.

E também existia a possibilidade de edições com o Photoshop (que a repórter tem que explicar que é um software de edição gráfica). Temos equipamentos simples e de uso doméstico como o Apple QuickTake e os profissionais como a Nikon Fujix, um tanque de guerra que custava US$ 20.000,00 e fazia fotos com 1,3 megapixel e utilizava como forma de armazenamento um disco rígido removível de 131 MB que podia armazenar 70 imagens. Parece pouco? Mas na época era o máximo.

nikon fujix

Eu comecei a fotografar em 1995 (sim, 20 anos atrás). O digital não era nem conhecido e nem utilizado pelos fotógrafos brasileiros. Com o tempo ele foi se desenvolvendo no Brasil e ganhando força. Infelizmente era caro e com pouca resolução. Fazer um álbum de casamento ou book fotográfico com 1,3 megapixel de resolução era um problema.

Porém, o principal entrave era o preço. Muita gente migrou para o digital utilizando as chamadas prosumers, câmeras com lente fixa, mas com recursos avançados que possibilitavam o uso profissional. Eu só consegui mudar de analógico para digital em 2008. Hoje equipamentos ainda parecem caros. E são, mas já tiveram preços estratosféricos e ofereciam menos que um décimo dos recursos de hoje.

CNet — Travel back 20 years, when digital cameras were the hottest new technology

relacionados


Comentários