Meio Bit » Arquivo » Games » Fig, a plataforma de crowdfunding em que lucraremos com os jogos produzidos

Fig, a plataforma de crowdfunding em que lucraremos com os jogos produzidos

Ex-COO da Double Fine lança plataforma de financiamento coletivo onde cada contribuidor poderá se tornar um investidor, faturando posteriormente com o sucesso do jogo em que apostou.

8 anos e meio atrás

Outer-Wilds

A internet está cheia de sites que permitem a desenvolvedores realizarem campanhas de financiamento coletivos, mas um que acaba de ser lançado pretende se destacar ao oferecer um serviço que mistura contribuição com investimento.

Com o nome de Fig, a plataforma será comandada por Justin Bailey, ex-COO da Double Fine e ainda contará com a colaboração de Tim Schafer; Brian Fargo, da inXile e Feargus Urquhart, da Obsidian Entertainment. Caso não lembre, cada um deles obteve um grande sucesso em campanhas no Kickstarter, então podemos dizer que esses profissionais devem ter uma coisinha ou outra para ensinar sobre o assunto.

Com o intuito de oferecer o maior retorno possível tanto aos investidores, quanto aos contribuidores e desenvolvedores, o Fig será dedicado exclusivamente a projetos relacionados a games, sendo que cada um deles deverá ser aprovado previamente pelo conselho do serviço. Porém, o que tem chamado realmente a atenção é a possibilidade de qualquer um poder lucrar com o sucesso do jogo após seu lançamento.

Idealizado pela Mobius Digital, estúdio que pertence a Masi Oka, o Hiro Nakamura da série Heroes, o jogo Outer Wilds é por enquanto o único que está buscando seu financiamento através do Fig e embora boa parte dos valores com que podemos contribuir sirvam apenas para nos dar algumas recompensas, aqueles que forem escolhidos como investidores qualificados faturarão com as vendas do título. Contudo, a ideia é permitir que, se o dono da campanha quiser, todos possam lucrar desta maneira.

Olhe para o que aconteceu com o Oculus,” explicou Bailey. “Ele foi vendido para o Facebook por US$ 2 bilhões e as pessoas que estiveram envolvidas, os superfãs que estavam por trás do Oculus para torná-lo possível, não viram nada disso.

Com o Kickstarter tendo se tornado tão forte nesta área, acho que o Fig terá alguma dificuldade para despertar o interesse dos jogadores, mas com a promessa de páginas que podem ser facilmente configuradas, suporte aos estúdios mesmo após a campanha ter sido concluída e uma seleção de projetos promissores, acredito que os estúdios independentes adotarão a plataforma e se isso acontecer, os investimentos virão naturalmente.

Já pensou apostar num projeto e ele se transformar num Minecraft ou algo parecido?

Announcing Outer Wilds, the first campaign to launch on Fig!

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários