Meio Bit » Arquivo » Internet » Não, o Facebook não vai ganhar um botão de “não curti”

Não, o Facebook não vai ganhar um botão de “não curti”

Mark Zuckerberg afirma que Facebook está trabalhando numa solução próxima de um botão “não curti”, mas nova funcionalidade não será como todo mundo pensa

8 anos e meio atrás

commodus-thumb-down

O Facebook estaria enfim ouvindo seus usuários? Mais ou menos. Não é de hoje que muitos pedem por um botão “Não Curti” como forma de mostrar seu descontentamento com certas postagens da rede social. Até hoje ele não foi introduzido por razões diversas, mas ao que tudo indica teremos algo próximo de tal solução em breve, que não será apenas algo simplesmente clicável.

Ontem, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg bateu um papo com diversos jornalistas e lá pelas tantas, alguém questionou a possível introdução de um botão dislike para os usuários. Zuck confirmou que a rede social está sim trabalhando em algo do tipo, mas explicou que a tal solução não vai funcionar exatamente como todos querem.

Acompanhem o que ele disse:

Ao responder à pergunta, Zuck deixa claro que introduzir um simples botão não é algo que o Facebook deseja, simplesmente porque não quer que a rede social vire uma bagunça (mais?), com pessoas marcando postagens negativamente a torto e a direito, ou porque não gosta da pessoa, ou porque só deseja trollar. Críticas vazias resumidas a um clique não interessam, Zuck quer engajamento e claro, coletar dados. Para o Facebook o botão “Não Curti” não acrescenta muito, ao menos não como é normalmente introduzido; basta observar o YouTube. O Disqus, nosso sistema de comentários por exemplo desativou as “descurtidas” por um motivo semelhante.

Zuck diz que o botão “Não Curti” será uma ferramenta mais especializada, voltada para que as pessoas expressem seus sentimentos: desde simpatia e condolências em postagens tristes (até porque convenhamos, é constrangedor curtir um post quando alguém por exemplo informa que um parente ou amigo morreu) à desaprovação e críticas em outras com as quais não concordam.

Assim, eu entendo a posição do Facebook em não aceitar introduzir um botão de desaprovação, caso ele não acrescente nada relevante à forma como a rede social coleta dados de seus usuários. A introdução do botão seria fatalmente mal utilizada, com usuários distribuindo polegares para todos os lados. Isso causaria certo ruído, é mais importante contabilizar quem gostou de determinadas postagens e páginas do que simplemente levar em consideração as negativações, já que essa não é uma ferramenta muito confiável.

Sendo assim, introduzir o “Não Curti” atrelado a uma forma de engajamento afugentaria os clicadores de plantão, deixando apenas os que desejam de fato dar sua opinião, crítica ou condolência ao utilizar o recurso. E de qualquer forma sua implantação está sendo mais complicada do que o esperado, levando o Facebook a limitar sua introdução: nem todas as postagens terão a função. Falta também descobrir como o alcance das postagens será alterado com a nova funcionalidade.

De qualquer forma, poderemos ver a novidade em breve na rede social; só que se você quiser marcar um textão como desagradável terá que interagir com ele.

Fonte: Wall Street Journal.

relacionados


Comentários