Meio Bit » Engenharia » DARPA desenvolvendo o ♫helicóptero aranha, helicóptero aranha♫

DARPA desenvolvendo o ♫helicóptero aranha, helicóptero aranha♫

Normalmente nós adaptamos o terreno para nossos veículos, mas em helicópteros isso não é possível, e é uma limitação. Agora a DARPA, a Agência de Pesquisas Avançadas do governo dos EUA, está desenvolvendo um helicóptero que se adapta ao terreno, podendo fazer coisas que assustam até pilotos de videogame, como pousar em ladeiras.

14/09/2015 às 22:06

airwolf

Tirando o Águia de Fogo, que é perfeito e maravilhoso, helicópteros são uma abominação. Se o motor parar eles caem como uma pedra, ou se o piloto for muito bom, uma pedra levemente aerodinâmica. Voam segundo o princípio científico de que são tão feios que o chão os repele. A grande maioria não tem piloto automático, o que obriga dedicação integral.

A Scarlett Johansson pode voar no banco do co-piloto, nua e não terá sua virtude ameaçada. Todos os membros do piloto são necessários para comandar o helicóptero, inclusive o que você está pensando. Como acha que ele aperta o botão do rádio?

Mesmo assim helicópteros têm sua utilidade, principalmente os militares, que precisam pousar em terrenos não-preparados, em condições precárias. Quando você tem um piloto Jedi, tudo se resolve, como este sujeito aqui:

12240-1280x853

Infelizmente é muito caro testar todo mundo atrás de Midichlorians, então helicópteros continuam dependendo de lugares planos e limpos, do contrário o controle do torque se torna um inferno, um helicóptero decolando de uma superfície inclinada tende a se alinhar com o plano e atingir a lateral com o rotor. Isso não é bom. Nem em Just Cause 2 dá muito certo.

Aí entra da DARPA, a divisão de projetos avançados do Pentágono.

darpadarpamuhammedjihad

Um projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia criou o programa MAR — Mission Adaptative Rotor, um nome bonito para um conjunto de pernas robóticas que automaticamente se adaptarão ao terreno mantendo o helicóptero nivelado, mesmo em inclinações de até 20 graus.

Melhor ainda: já saíram do estágio de CGI, criaram um protótipo usando um drone e pelo vídeo funciona direitinho. Isso vai facilitar muito a tarefa mais perigosa da Marinha, mais perigoso até do que ficar dentro do barril: pousar ou decolar de um convés em mar agitado:

Scott Dixon — Helicopter Accident

Veja aqui o protótipo de teste de conceito da DARPA. A questão agora é descobrir se essa solução, ao contrário de Ruby escala, se é possível trocar esquis e rodas por pés robóticos de material composto, e se o aumento de peso é compensado pelo aumento de segurança.

DARPAtv — MAR Robotic Landing Gear Demonstration

Fonte: Defense Systems.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários