Meio Bit » Arquivo » Hardware » E não é que o Mac Pro suporta SEIS monitores 4K a 60 Hz?

E não é que o Mac Pro suporta SEIS monitores 4K a 60 Hz?

Profissional descobre que Apple foi conservadora em relação ao Mac Pro pois ele suporta seis monitores 4K simultâneos, todos com taxa de atualização a 60 Hz

8 anos e meio atrás

mac-pro-six-4k-displays

A gente já sabia, desde seu anúncio dois anos atrás que o Mac Pro é um verdadeiro monstro. A Apple cometeu um hardware assombroso, voltado para profissionais de ponta com poder de fogo invejável. Claro que o preço não é nenhuma pechincha, mas levando em conta o mercado para o qual ele é voltado só um louco — ou alguém com grana para queimar — o compraria para qualquer outra coisa que não seja edição de imagem e/ou vídeo, processamento pesado, modelagem 3D e etc., funções em que um investimento do tipo valem a pena.

Na ocasião a Apple anunciou que o Mac Pro era suficientemente poderoso o bastante para dar conta de três monitores 4K simultaneamente, o que já é bastante coisa para a maioria dos mortais. Só que um profissional descobriu que ironicamente a maçã foi um tanto conservadora em suas projeções.

O produtor de vídeo Adam Matthews queria dobrar o número de monitores que ele utilizava com seu Mac Pro — sim, ele já fazia uso dos três 4K — e por isso apelou para uma solução que muita gente abraça quando o assunto é injetar mais poder gráfico em Macs: apelou para uma placa de vídeo externa. Para tal ele adquiriu um chassi externo e Radeon HD 7970, GPU da AMD que é bem potente e que forneceria o suporte necessário para conectar mais três monitores a sua workstation.

Só que Matthews, mordido pelo bichinho da curiosidade decidiu só pela zoeira testar a improbabilidade do Mac Pro ser capaz de suportar os seis monitores nativamente. E para sua surpresa, a cervegela de luxo da maçã deu conta do recado. E não apenas isso, todas as seis telas rodam com taxa de atualização de 60 Hz.

MrThaiBox123 — Six 4K Screens On A Mac Pro - 50,000,000 Pixels!

Essa é uma área de trabalho linda de se ver, com uma resolução absurda de 11.520 × 4.320 pixels, totalizando 49.766.400 pixels. Realmente impressionante. Superou com folga o Surface Pro rodando em cinco telas simultâneas.

Há algumas coisas a considerar, entretanto. Foi levantada a hipótese de que por estar extrapolando uma recomendação da Apple, utilizar todos os monitores diretamente poderia forçar o hardware além da conta. É possível, mas em se tratando de Apple não é como se o hardware fosse de gelatina e acabaria derretendo com um pouco de estresse. Ainda assim, Matthews questiona a possibilidade de utilizar a GPU externa apenas para poupar seu Mac de luxo (é divertido ver nos comentários o pessoal chilicando que ele estava se exibindo, o que o levou a postar um vídeo-resposta explicando para quê ele precisa de seis telas).

Em todo caso isso e o caso do Surface mostram que cada vez mais os fabricantes estão cometendo hardwares cada vez mais compactos e poderosos, o que é excelente para todos. Já o preço é outra história…

Fonte: YouTube.

relacionados


Comentários