Meio Bit » Arquivo » Mobile » Lembram da câmera que traduz textos automaticamente? Então, o Google comprou!

Lembram da câmera que traduz textos automaticamente? Então, o Google comprou!

A Quest Visual, empresa responsável pela criação do aplicativo Word Lens, que traduz textos diante dos olhos com o auxílio da câmera e um dicionário offline, anunciou que o Google adquiriu a companhia.

10 anos atrás

20140516_145314__small

A Quest Visual, empresa responsável pela criação do aplicativo Word Lens, anunciou que o Google adquiriu a companhia.

Se você não sabe do que se trata, é um aplicativo impressionante, disponível para o Android, iOS e Google Glass, que usa a câmera do aparelho para ler, interpretar e traduzir placas, sinais de trânsito e mensagens de texto, em tempo real.

Se ainda assim você não se lembrar, abaixo você confere o vídeo de introdução à ferramenta:


QuestVisual — Introducing Word Lens

É bom lembrar que as empresas já trabalham juntas há um certo tempo. Lembro quando o Google lançou um recurso do Goggles que traduzia textos com a câmera, mas os resultados não eram muito bons. A Quest Visual então uniu forças com a gigante de Mountain View para desenvolver uma maneira de levar essa tradução à outros dispositivos que não só os smartphones. E deu certo.

Mas a parceria não terminou por aí: no ano passado a empresa (estamos falando aqui de um time de apenas 4 pessoas) chegou em uma versão do Word Lens feita especificamente para o Glass (com a bênção da mamãe Google, claro), de forma que você poderia ver a tradução de uma determinada placa diante dos seus olhos, literalmente. Confira abaixo o funcionamento, de português para inglês, com direito a um sambinha do bom:


QuestVisual — Introducing Word Lens for Glass

Detalhe: esse processo acontece offline, sem a necessidade de se conectar ao Google Tradutor, o que torna o software ainda mais interessante. E os pacotes de idiomas disponíveis são gratuitos.

Segundo o blog oficial da empresa, hoje eles contam com os seguintes idiomas:

  • Inglês ⇆ Russo
  • Inglês ⇆ Português
  • Inglês ⇆ Alemão
  • Inglês ⇆ Italiano
  • Inglês ⇆ Francês
  • Inglês ⇆ Espanhol

Como todo tradutor de hoje em dia, o resultado do processamento não é 100% preciso, principalmente em casos nos quais a fonte do texto é estilizada, mas com certeza ajuda bastante.

screens_merged

Um porta-voz do Google confirmou o negócio e expressou admiração pela equipe da startup, mas não deu outros detalhes sobre o futuro da ferramenta. Vamos aguardar.

Fonte: Quest Visual.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários