Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdios continuam evitando lançar grandes títulos para o Wii U

Estúdios continuam evitando lançar grandes títulos para o Wii U

Enquanto Call of Duty: Advanced Warface não chegará ao Wii U, Watch Dogs será o último título maduro da Ubisoft no console; vendas fracas são o motivo

9 anos e meio atrás

cod-advanced-warface

A Nintendo está tentado, mas ela não consegue convencer as third parties de que o Wii U é uma plataforma excelente para contar com games AAA mais maduros. O problema não é nem a performance inferior em relação ao PS4 e Xbox One, e sim o mais óbvio possível: dinheiro. O console não está vendendo, títulos lançados para ele também não e por causa disso, os estúdios evitam levar seus grandes títulos para o Wii U para evitar prejuízos.

Quem acaba de subir nesse barco é a Sledgehammer Games, ao declarar que o console de mesa da Nintendo não receberá Call of Duty: Advanced Warfare.

Confirmado inicialmente para PC, PS4 e Xbox One e só depois confirmado também para PS3 e Xbox 360, o Wii U acabou sendo o único console deixado de fora. Ao ser questionado sobre isso no Twitter, o CEO da Sledgehammer Michael Condrey foi categórico: a Activision decidiu não contemplar a plataforma, se concentrando no PC e consoles atuais. Isso deixa claro que mesmo sendo lançados para as plataformas da sétima geração, elas não receberão tanta atenção assim, o que dá a entender que ela possam vir a ser versões menores a fim de promover Advanced Warface no PS4 e Xbox One. PAra deixar isso bem claro, as versões de PS3 e 360 ficaram a cargo da High Moon Studios, responsável pelo terrível (embora divertido) Deadpool.

Considerando que a Activision é mestra em ordenhar suas franquias em prol de extrair o máximo de dinheiro delas, ignorar o Wii U não chega a ser uma novidade. A Ubisoft fez o mesmo, já que ela teve problemas com games como Zombie U e os dois últimos Assassin's Creed: além da plataforma não estar com essa bola toda, donos do console da Nintendo não estão comprando games AAA, preferindo a combinação Mario/Zelda/Kirby/Donkey Kong (eu diria Metroid, mas a pobre Samus anda meio esquecida). A versão de Watch Dogs está em desenvolvimento e será de fato lançada, mas o CEO Yves Guillemot deixou claro que "ele será o último título maduro que lançaremos na plataforma".

É uma pena. Eu gostaria muito que o Wii U vingasse e ajudasse a equilibrar o mercado, mas decisões erradas da Nintendo, a teimosia em não dar vantagens aos desenvolvedores e as baixas vendas acabaram por espantar esses grandes títulos. Eu não gostaria que o console se tornasse uma plataforma exclusivamente de games first party, mas cada vez mais a Nintendo está caminho para essa direção.

Fonte: GI, aqui e aqui.

relacionados


Comentários