Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp agora avisa quando mensagem foi lida

WhatsApp agora avisa quando mensagem foi lida

WhatsApp passa a marcar mensagens lidas com tiques azuis e confusão se instaura entre usuários sem necessidade; ícones de chamadas de voz aparecem na net

9 anos atrás

whatsapp

A internet ficou em polvorosa sem muito motivo ontem, quando o WhatsApp anunciou uma nova, esperada e controversa (pelos motivos errados) atualização: até então quando você enviava uma mensagem você só tinha certeza de duas coisas: se ela saiu do seu smartphone ou se ela chegou ao destinatário. Agora o app passa a avisar quando o contato leu o que você escreveu.

E claro, com isso começou o festival de besteirol.

A forma como o WhatsApp passa a fazer isso é adicionando uma nova notificação de status: quando o seu contato ler o que você escreveu os dois tiques originais mudam para uma cor azul. Portanto a sequência das notificações passa a ser assim:

notifications

Além disso é possível verificar exatamente a que horas o contato visualizou a mensagem que você enviou. Basta clicar nela por alguns segundos e clicar na opção Informações acima (a bolinha com um "i") isto é o que segue:

date-and-time-001

Claro que isso deu início a uma confusão dos diabos na internet, pois se você envia uma mensagem para uma pessoa e ela a viu, a resposta óbvia seria que ela respondesse de imediato. Isso é algo que o Facebook Messenger faz, o Hangouts também. Pessoas desesperadas (ou que não tem mais o que fazer) estão dizendo que isso será o fim de inúmeros relacionamentos, essas coisas. Só digo uma coisa: se não responder uma mensagem vista na hora pode acabar com um namoro, é porque ele já não estava bem há muito tempo.

A questão é o motivo que levou o WhatsApp a introduzir a novidade. Há indícios que a mudança seria uma forma de se adequar à futura introdução da função de ligações gratuitas pela internet. O site holandês Droidapp teria colocado as mãos em alguns ícones que o WhatsApp vai utilizar, indicando que a interface será bem próxima do que é visto nos ícones de chamada do iPhone:

voip-whatsapp

Na ordem, de cima para baixo (em holandês): Chamadas perdidas, Botão para iniciar chamadas, Chamadas iniciadas, Chamadas recebidas, Chamadas não atendidas, Ação: nova chamada.

O mais provável é que o WhatsApp esteja buscando uniformizar as comunicações na aplicação, de forma que mensagens e chamadas não se tornem diferentes demais. De qualquer forma o fato de seu contato ter visto sua chamada e não ter respondido pode ter inúmeros motivos, mas isso não é motivo para iniciar a Terceira Guerra Mundial.

Fonte: W.

relacionados


Comentários