Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » VLC aterrisa no Windows 8, mas vá com calma

VLC aterrisa no Windows 8, mas vá com calma

VLC, o player de áudio e vídeo faz-tudo acaba de ser lançado no Windows 8, mas por enquanto usuários da versão RT não poderão utilizá-lo

10 anos atrás

agents-of-shield-may-sif

Como um amigo meu me disse tempos atrás e concordei com ele, o VLC é um player de áudio e vídeo sensacional não só por reconhecer e executar uma infinidade de formatos como também por princípios: a história do por quê um cone de trânsito é o logo do programa mostra que programadores tem senso de humor e mais do que isso, também aprontam das suas quando estão bêbados. Por essas e outras que o programa da VideoLAN é muito querido pelos usuários.

Presente em uma infinidade de plataformas, ele ficou 30 meses longe do iOS por causa de uma briga de egos: um dos desenvolvedores da VideoLAN reclamou que a Apple distribuía o programa com DRM, o que era uma infração da licença GNU. O app foi então chutado da lojinha da maçã e só voltou quando as pendengas foram resolvidas. O Android já contava com uma versão há algum tempo, mas o Windows 8 não possuía uma versão dedicada na interface Modern. Não mais.

Lançado hoje o programa ainda está na fase beta, entretanto funciona direitinho. Ele reconhece todas as extensões que a versão para desktop roda, com a diferença que ele escaneia sua pasta vídeos e música automaticamente, gerando uma lista de rápido acesso (mas você pode apontar para o arquivo normalmente). Ao acessar um álbum por exemplo ele fornece uma biografia da banda/artista, mostra álbuns populares e sugere artistas similares (clique na imagem para ampliar):

led-zeppelin-thumb

Entretanto o programa ainda tem limitações. Ele ainda não carrega legendas automaticamente, mesmo as renomeando igual ao arquivo de vídeo e também não é possível editá-las. O reconhecimento das músicas depende muito de que as ID Tags estejam perfeitamente configuradas: enquanto o álbum duplo do Led foi organizado direitinho, o do The Clash ficou desordenado pois ele não separou o disco 1 do 2, algo que não ocorre com outros players como iTunes e Rhythmbox. E por fim ainda não há suporte ao Windows RT, mas isso não deve demorar. E uma coisinha um tanto chata: o programa tem a tendência a hibernar quando em segundo plano.

Se você gosta da interface ex-Metro e quer um player melhor que o padrão, o VLC é sua escolha. E como ele acabou de chegar, é fato que ele ainda tem muito o que melhorar e a VideoLAN com certeza o fará.

relacionados


Comentários