Meio Bit » Arquivo » Games » Vlambeer e o jogo que nos coloca na pele de supostos pilotos nazistas

Vlambeer e o jogo que nos coloca na pele de supostos pilotos nazistas

Após várias reclamações por o Luftrausers nos colocar no comando de supostos pilotos nazistas, Vlambeer publica pedido de desculpas e diz que jogos se passa numa realidade alternativa. Sei…

10 anos atrás

Luftrausers

Financeiramente falando, a Vlambeer pode não ter do que reclamar em relação ao seu mais recente lançamento, mas junto com o sucesso do Luftrausers veio algo que nenhum estúdio gostaria de enfrentar, que é a acusação de estar fazendo apologia ao nazismo.

Com uma direção artística que logo remete à Segunda Guerra Mundial e o próprio título que faz clara alusão à força aérea alemã, as pessoas logo ligaram os pontos e começaram a reclamar nas redes sociais do jogo nos colocar no controle de aviões da temida Luftwaffe e diante de uma polêmica que poderia atingir níveis incontroláveis, o estúdio publicou uma carta onde tenta se justificar.

Para nós, o jogo é sobre superarmas e pensamos que todos que jogassem o Luftrausers sentiriam isso. Da nossa perspectiva, nós não colocamos nossos jogadores como pilotos nazistas… Você não está jogando como uma força inimiga, não são os nazistas, não são os japoneses, não são os soviéticos, não são nenhuma força existente. Ele se situa durante um conflito fictício e/ou em uma realidade alternativa entre os ‘caras bons’ e inimigos indefinidos que estão nos espionando.

Para Rami Ismail, co-fundador da Vlambeer e autor do texto, é compreensível que as pessoas interpretem a criação da maneira que acharem correta, mas disse que não aceitarão que qualquer de seus jogos deixem alguns jogadores desconfortáveis e por isso pediu desculpas a todos que se sentirem assim.

No meu entendimento, há dois problemas nesta situação. Um é por parte da desenvolvedora, que após ver a reação de alguns jogadores, que por sinal, era de se esperar, não teve coragem de assumir a sua fonte de inspiração e para não se queimar, preferir dizer que não era nada daquilo que estávamos pensando.

Já por parte dos jogadores, sinceramente não vejo motivo para tanto chororó. Oras, essa não é a primeira vez que um jogo nos coloca no comando de nazistas, fascistas ou qualquer outro tipo de istas, e pior, em títulos bem mais realistas e com suásticas espalhadas por todos os lados, mas nem por isso vi toda essa comoção.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários