Meio Bit » Arquivo » Indústria » Samsung e Amazon tentaram, mas iPad ainda é sinônimo de tablet e receberia Touch ID em breve

Samsung e Amazon tentaram, mas iPad ainda é sinônimo de tablet e receberia Touch ID em breve

O iPad continua na liderança, sendo o responsável por mais de três quartos do tráfego web via tablet na América Anglo-Saxônica. Forte rumor indica que em breve a linha iPad receberá o Touch ID, atualmente restrito ao iPhone 5S.

10 anos atrás

Laguna_iPad_web_US_traffic_tablet_dominance

Tráfego web via tablets na América Anglo-Saxônica (Crédito: Chitika)

Os iPads (Air e Mini) foram responsáveis por 77,2% do tráfego da web via tablet nos Estados Unidos e Canadá. Pelo menos durante a primeira semana de abril, de acordo com uma pesquisa da Chitika. A empresa compilou os dados de dezenas de milhões de acessos sobre a sua rede de publicidade.

Ao comparar a pesquisa atual com a do ano anterior, vemos uma pequena queda na participação do iPad (que tinha 81,3% do tráfego web em tablets na 1ª semana de abril de 2013) mas a segunda colocada, a Samsung, subiu sua participação para 8,3 por cento (tinha 4,7% em 2013).

Outra que caiu foi a atual terceira colocada, a Amazon: seus Kindle Fire representavam 7,4% dos acessos na web por tablets na América Anglo-Saxônica em 2013 e agora representam 6,1%. Tablets do Google (Nexus) e Microsoft (Surface) tiveram subida, mas suas participações ainda são pífias (2,2 e 1,6 por cento; respectivamente).

Recentemente a Apple revelou os resultados financeiros do segundo trimestre do ano fiscal de 2014 (que vai de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2013) e o iPad ainda continua sendo o tablet mais lucrativo do mercado. É muito provável que os sucessores dos atuais tablets da Apple sejam lançados no final deste ano e, fora o iWatch/iBand com a Nike, o rumor mais quente seria a inclusão do Touch ID em todos os próximos iPads.

Laguna_Touch-ID_for_iPad

Menção no iOS 7.1 a outros iGadgets com suporte ao Touch ID (Crédito: iDB)

Um desenvolvedor francês descobriu no código-fonte do iOS 7.1 uma menção à inclusão de outros iGadgets com suporte ao “BiometricKit”, biblioteca associada ao Touch ID. Por causa dos custos de projeto e escalas de produção, a Apple preferiu fazer a introdução da tecnologia apenas no iPhone 5S: o famoso sensor biométrico possui um circuito bem complexo que é protegido por uma lente de safira, cara de produzir. Aliás, é tradição da Apple introduzir uma tecnologia primeiro no smartphone para depois a termos no tablet: foi assim com a câmera frontal e a tela retina.

Laguna_Apple_TouchID

Enfim, se tivermos Touch ID em mais iGadgets, os rumores sobre um sistema de pagamento móvel da Apple poderiam, juntamente com Passbook, iBeacon e os mais de 800 milhões de contas iTunes (a maioria com cartão de crédito registrado) indicar que seria quase certo que a Apple vai usar o Touch ID como um método de autenticação financeira segura, pelo menos para no mínimo aprovar as compras em sua loja de conteúdo digital num primeiro momento.

O tio Laguna sempre desejou um iPad mini, veio o Retina ano passado mas o iPhone 5S com Touch ID fez ele preferir esperar mais um pouco. Será que este ano ainda sairá o pequeno iPad com tudo isso?

relacionados


Comentários