Meio Bit » Arquivo » Hardware » Thunderbolt Networking permite transferir dados entre Macs e PCs a 10 Gb/s

Thunderbolt Networking permite transferir dados entre Macs e PCs a 10 Gb/s

Padrão de conectvidade vai criar uma rede de transferência de dados usando portas Thunderbolt 2: velocidade de transferência pode chegar a 20 Gb/s!

10 anos atrás

thunderbolt-networking

Até o momento apenas poucos privilegiados possuem dispositivos com as portas Thunderbolt 2, a mais recente evolução para seu conector que permite transferência de dados em altíssimas velocidades, além de poder encadear monitores, NAS e outros dispositivos, possibilitando transferência de dados e execução de vídeo ao mesmo tempo. Por enquanto apenas a linha Macbook Pro de 2013, o novo Mac Pro e novas placas de ponta da ASUS contam com a interface.

Só que isso não basta. Para editores de vídeo, som e música que precisam transferir dados de um computador para outro rapidamente, a Intel anunciou na NAB 2014 uma atualização do padrão de conectividade. Chamado de Thunderbolt Networking, ele vai permitir que dois computadores com a porta possam trocar dados via cabo, em uma rede de dados numa velocidade de até 10 Gb/s.

A novidade já está presente no OS X Mavericks embora não dependa do Thunderbot 2, já que computadores de gerações anteriores podem trocar dados a 10 Gb/s via Target Disk. Entretanto a proposta do recuso via Thunderbolt 2 proporcionaria mais estabilidade. Já donos de PCs com a porta Thunderbolt 2 terão que esperar uma atualização do driver prometida para breve, mas quando estiver disponível será plenamente possível conectar um PC e um Mac numa rede.

Claro, esse tipo de utilização não é voltado para usuários finais, mas para empresas de grande porte e profissionais, que precisam de máquinas potentes e seriam beneficiados com a novidade. Ainda assim, que vai ter gente tentando montar uma super LAN com equipamentos de ponta em casa disso não há dúvidas.

Fonte: AT.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários